×

Franz Ferdinand – “Right Thoughts, Right Words, Right Action”

Franz Ferdinand – “Right Thoughts, Right Words, Right Action”

alex kapranos

A banda escocesa lançará  em Agosto o seu quarto álbum, o primeiro de inéditas do grupo desde 2009. Para desvendar um pouco mais do que se trata, eles dão uma ajuda: “O Intelecto Vs. a Alma, tocado por uma banda idiota”.

Por Adriana Meneses

Os Franz Ferdinand são um quarteto formado por  Alex Kapranos, Bob Hardy, Nick McCarthy e Paul Thomson, que iniciaram o seu percurso musical em Glasgow, na Escócia, por volta de 2002. Inspirados por bandas dos anos 80 e ritmos do indie rock e rock alternativo, a banda foi considerada uma das grandes revelações da cena musical no ano de 2004, chegando a ganhar o  Mercury Music Prize, prémio atribuído ao melhor álbum de música do Reino Unido ou da República da Irlanda.

Os quatro músicos tocaram individualmente até 1990 em diversas bandas, até que Alex Kapranos e Paul Thomson se encontraram e decidiram juntos escrever canções. Robert Hardy e Nicholas McCarthy juntaram-se posteriormente à banda que, em 2003 assina com a discográfica Domino Records e grava o seu primeiro EP intitulado “Darts of Pleasure”, que alcança o lugar 43 no ranking do Reino Unido e  o prémio “Phillip Hall Radar Award” nos NME Awards.

Trocando a Escócia pela Suécia, os Franz Ferdinand lançam o seu primeiro álbum com o mesmo nome, de onde se evidencia o single “Take Me Out”, que estreou em 3º lugar no Reino Unido. Após algum tempo, o álbum alcança finalmente o 32º lugar na Billboard 200, vendendo mais de um milhão de exemplares nos EUA. No total, o álbum de estreia vendeu cerca de 3,6 milhões de cópias em todo o mundo, vencendo diversos prémios, entre eles dois Brit Awards em 2005.

Entre 2005 e 2006, a banda focou-se na estreia do seu segundo álbum, intitulado “You Could Have It So Much Better”, aclamado pela crítica como igual ou melhor que o primeiro.  Depois do terceiro álbum “Tonight: Franz Ferdinand” segui-se o quarto, “Blood: Franz Ferdinand” que nos sugere uma colectânea de outras versões de músicas anteriormente lançadas.

Depois da turné  anunciada pelos Franz Ferdinand pela América do Sul, a banda só  voltou aos concertos em 2012, depois de anunciar que estaria em progresso um novo álbum, álbum esse que sairá no próximo dia 26 de Agosto e um dia depois nos Estados Unidos. “Right thougts, right words, right action” terá sido o nome escolhido pelos Franz Ferdinand, que afirmaram querer que suas músicas tenham um sucesso imediato assim como um significado profundo, através da junção de conceitos sobre mitologia grega e ritmos cativantes.

O álbum irá incluir dez novas músicas, sendo que sete faixas já foram apresentadas ao público durante uma exibição intimista em Glasgow, na Escócia. Ainda assim, uma novidade que vai deliciar certamente os fãs da banda.

Publicar comentário