×

Editorial (Dezembro de 2010)

Editorial (Dezembro de 2010)

janis-joplin
“Solte-se e será muito mais do que jamais sonhou ser”
Janis Joplin

Não poderia estar mais de acordo com esta frase de Janis Joplin. Uma mulher que viveu nos extremos ao ritmo dos blues e da beat generation. O problema foi a ausência de limites nessa louca entrega à vida. Para trás fica a musica, o blues, a dedicação , a entrega e a juventude eternizada de Joplin na nossa memória. Tal como aconteceu com Jim Morrison e Jimi Hendrix.

Por Irene Mónica Leite

Quarenta anos depois da sua morte ,Janis continua a inspirar muitos jovens e a colorir  um conjunto de momentos das nossas vidas. Ninguém pode negar a boa disposição de Mercedes Benz , ou a intensidade da icónica Piece of my heart. Cada música, uma parte de Janis. “Nunca fui capaz de controlar os meus sentimentos, mantê-los lá dentro. Antes, isso estragava a minha vida, sempre fui uma vítima de mim mesma. Fazia coisas erradas, fugia, ficava maluca. Agora faço esse sentimento trabalhar para mim, através da música, sem destruição”, explicava a cantora. E com toda a razão. Os nossos ouvidos agradecem.

A edição do Som à Letra em Dezembro é dedicada a esta grande senhora. Vamos revisitar canções em particular e reflectir sobre o enorme contributo da cantora para a história da música. Ainda temos tempo de fazer uma visita a Andy Warhol (foto da semana), Zappa, Peter Gabriel (vídeo do mês) , assim como para a estreia da nossa agenda cultural (agora todos os meses na barra lateral direita do nosso ainda blogspot).

Mas as novidades do mês não terminam por aqui. Temos ainda tempo para andar “10000 anos depois entre Vénus e Marte” , ao comando de José Cid, num grande álbum em que o rock progressivo é o mestre. Estreamos o “Inovaluso”, espaço dedicado aos talentos emergentes na língua de Camões , e continuamos a evoluir a nossa  versão em PDF. Temos um novo cronista, o radialista António Jorge , que a partir de agora todos os meses envia um mail para o Som à Letra sobre os acontecimentos marcantes na musica , com especial enfoque no som nacional.

Não esquecer a escolha dos álbuns e canções marcantes do ano, terminando 2010 com uma mudança de “casa”, fase dois antes do nosso site. Muito trabalho pela frente, mas cada vez mais perto do desenlace.

Obrigada a todos por acreditarem no Som à Letra. É caso para dizer :”Caminante no hay camino, se hace camino al andar”. E continuamos em 2011!

Publicar comentário