×

Different Class (Pulp): Um álbum para quem quer e para quem pode

Different Class (Pulp): Um álbum para quem quer e para quem pode

 

jarvis

Anos 90. Perdão. Queridos anos 90. A época de ouro da britpop. E os Pulp são filhos dessa classe musical , marcada pela ousadia e vanguarda , ao pé de nomes sonantes como os eternos rivais Blur e Oasis . Mas também Suede ou Divine Comedy. Charme, inteligência, sensualidade, ironia fazem parte do imaginário da Brit Pop. Mas cada caso é um caso. Não podemos colocar todos os talentos no mesmo caldeirão , pois o sabor poderá revelar-se agridoce.


Texto: Irene Mónica Leite

Vamos por partes. Pulp e Jarvis Cocker. Nomes indissociáveis. Um é a banda. Outro é a sua vida. Sim, porque Pulp sem Cocker nunca seria a mesma coisa. Da mesma maneira que Queen sem Freddie Mercury. Ou INXS sem Hutchense.
Desde cedo que Cocker revelou-se um sedutor nato. Com personalidade vincada. No entanto, os primeiros trabalhos do grupo eram soturnos e depressivos. Mas a vida muda.

His´n Hers , no inicio dos anos 90, já adivinhava positivas mudanças na sonoridade do grupo , cada vez mais afiada. Am I talking to fast?!, perguntava Cocker no clássico Razzmatazz. Pergunta retórica. Ou não.
Mas o auge e os aplausos da crítica evidenciaram-se em Different Class , umk álbum delicioso na sua abordagem realista sobre temas como sedução (Pencil Skirt, Underwear), amor em caps lock (FEELING CALLED LOVE) ou manias , vicios (Bar Italia) entre tantos outros pouco ortodoxos assuntos. Cocker é assim. E ainda bem.

A ode às pessoas comuns, shoppings e supermercados
Ao mencionar o álbum Different Class há uma faixa que se demarca das demais. Common People, claro. Quem diria que um tema sobre uma paixoneta daria origem a um hino?
A capa do álbum também é sugestiva: os membros da banda claramente deslocados de um cenário de casamento. Pessoas comuns. Ponto.
O álbum é uma postura irónica , cómica relativamente à postura de vida comum. Ficou para a história da música e que saudades desses momentos!
E um regresso de Cocker e companhia?

Publicar comentário