×

Espaço You Got Mail

Espaço You Got Mail

u2

Junho de 2017 será sempre o mês do cinquentenário de Sgt. Peppers, o mais influente, surpreendente e icónico disco do sécxx. E para que nada nos falte, estão já disponíveis edições em vários formatos e a preços variados, com raridades, novas remisturas (agora feita por Giles Martin – filho de George Martin), para redescobrir em trinta e oito minutos feitos de pura inspiração musical.

Por António Jorge 

A Banda do Sargento Pimenta está de boa saúde e recomenda-se. Ainda no campeonato das edições, está ai para usar e abusar “ Is This The Life We Really Want?”, novíssimo álbum de originais do Sr. Roger Waters – não há desculpas para não ir a correr à loja, ou ao teclado. A primeira antologia completa de Sting, ex puto punk, ex roqueiro, ex agente da autoridade, chama-se Sting – The Complete Studio Collection e, está lá tudo que o homem assinou a solo.

Os U2 desbloquearam o novíssimo “The Little Things That U Give Away” e a coisa promete. No Porto, celebra-se o Centenário do Conservatório de Música do Porto, com festivais e visitas guiadas às antigas e actuais instalações do Conservatório. Ainda na Invicta, o NOS Primavera Sound tem este ano um dia extra – horários e programação já estão on-line.

Em Lisboa começou hoje (1 de Junho) a primeira edição do MIL (Music Internacional Network) – um festival para vender a música portuguesa. “A música é um produto cultural, por isso tem que ser olhado como um negócio” Será também durante este mês de Junho que as guitarras old school regressam a Lisboa. Os Guns N’ Roses a 2 e os Aerosmith a 26.

Se está na capital britânica, então é obrigatório dar um salto ao Museu Victoria and Albert, onde esta a exposição Pink Floyd: Their Mortal Remais. São mais de 350 objectos que contam a história de uma das mais emblemáticas bandas de sempre. Lá mais para Novembro teremos uma edição de luxo com canções (garantem-nos) nunca ouvidas e várias horas de gravações feitas ao vivo.

É também na capital britânica que por esta altura se celebram os 40 anos do Punk – realizam-se um pouco por toda a cidade actuações ao vivo, exposições, palestras e documentários alusivos ao movimento que há 40 anos abalou a cena musical e cultural britânica. Do outro lado do Atlântico diz-se que John Mellion é o novo rei de Long Island.

Bom para eles; nós temos o nosso Salvador Sobral. Estamos em Junho, mês quente e de Santos Populares; boas férias a quem é de férias, bom trabalho a quem é de trabalho – num ou noutro modo, de preferência sempre com música boa. Não sei se sabiam que a Madona esteve por cá? Bem me parecia.

 Bem, vou até casa redescobrir não o Sgt. Peppers mas o Cem Anos de Solidão, que tal como o disco da capa icónica, também ele, alimenta as nossas vidas e sonhos há meio século.

Momento Zé (n) – “a economia portuguesa cresceu, mas os primeiros parabéns que recebi em Bruxelas, foram pela vitória do Salvador Sobral.” Augusto Santos Silva.

Publicar comentário