×

Inauguração das iluminações de Natal no Porto

Inauguração das iluminações de Natal no Porto

A ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal, erguida como já é habitual na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, está marcada para este sábado, dia 30 de novembro.

Nesse dia, adivinham-se performances, concertos, paradas e coros itinerantes, e outras surpresas, que vão animar as ruas da Baixa do Porto, a partir das 15h.


Pelas 15h, um coro de oito elementos vai “Dar corda ao Natal”, saindo dos Aliados em direção aos Clérigos, Largo Amor de Perdição, Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Rua de Cedofeita, interpretando um reportório eclético e alusivo à quadra.

Há ainda um grupo de quatro Soldadinhos de Chumbo a animar o centro da cidade com os seus instrumentos musicais. A parada sairá da Rua Formosa, às 15h, para percorrer as ruas de Santa Catarina e de 31 de Janeiro, rumo aos Aliados.


O palco que será montado junto ao Espelho de Água, na placa superior da Avenida dos Aliados, abraça, a partir das 16h30, um espetáculo em estreia absoluta: quatro artistas nacionais reúnem-se em palco para celebrar a chegada do Natal ao Porto. São eles Agir e Ana Bacalhau, que se juntam aos emergentes Irma e Matay para um concerto onde serão interpretados os temas mais conhecidos dos seus reportórios, mas também várias canções populares de Natal.


Mas há mais! A ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal, erguida como habitualmente na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Os seus 30 metros de altura por 12 metros de diâmetro estarão decorados com 31.600 lâmpadas de LED. A sua ligação será antecedida de um espetáculo multimédia, a partir das 18h00.


Depois da inauguração da Árvore, a banda retro The Lucky Duckies convida o público para uma viagem pelos clássicos da música internacional e também portuguesa dos anos 20 aos 60 do século passado. O alinhamento do concerto inclui também os grandes clássicos de Natal incluídos no seu último trabalho discográfico, lançado em 2018, “Lucky Christmas”.


Este sábado fica ainda marcado pela inauguração das duas pistas de gelo natural que vão funcionar na cidade até ao dia 12 de janeiro. Na Praça de D. João I, a pista abre logo pela manhã, às 10h, enquanto a da Rotunda da Boavista, onde volta a estar instalada a Praça da Fantasia, abre a partir das 11h. E fica atento pois no feriado de 1 de dezembro, as duas pistas vão ter acesso gratuito durante o período da manhã, ou seja, até às 13h.


Destaque ainda, na manhã de sábado, dia 30, a abertura de três mercados natalícios: o Mercado da Alegria, que ocupará o Largo de Santo Ildefonso e a Praça da Batalha (até 31 de dezembro); a feira de artesanato Artes e Ofícios do Porto, na Praça dos Poveiros (até 23 de dezembro), e a Artesanatus Porto, que este ano se estreia no Jardim de São Lázaro (até 22 de dezembro).

Publicar comentário