×

Carlos do Carmo distinguido

Carlos do Carmo distinguido

Carlos do Carmo by Simon Frederick

Instituído pela Estoril Sol, o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural foi atribuído a Carlos do Carmo, figura impar do meio artístico nacional, que se distinguiu, durante mais de cinco décadas, como uma das vozes mais relevantes do fado e que com o seu talento projectou o nome de Portugal a nível internacional.

O Júri deliberou atribuir o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, em quinta edição, a Carlos do Carmo, por ser uma “individualidade exemplar numa área que Vasco Graça Moura muito prezava e para a qual contribuiu com numerosos poemas: o Fado”.

O júri do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural reconheceu ainda “o papel fundamental de Carlos do Carmo na divulgação dos maiores poetas portugueses, de que Vasco Graça Moura é um exemplo. Esses poetas foram cantados nas mais conhecidas salas de espectáculo do estrangeiro. Nelas, o Fado foi levado a públicos diversificados, que aplaudiram o Fadista, mas também o homem que, nascido na cidade de Lisboa, soube tornar-se um cidadão do Mundo”.

Recorde-se que, no passado dia 9 de Novembro, Carlos do Carmo encerrou a sua carreira artística, dizendo adeus aos palcos com um último concerto realizado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O fadista recebeu, em palco, a chave da cidade de Lisboa, entregue pelo presidente da câmara, Fernando Medina, uma honra dada habitualmente aos chefes de Estado que visitam Portugal.

Instituido pela Estoril Sol, o Prémio, com periodicidade anual, foi criado em homenagem à memória de Vasco Graça Moura. Recorde-se que nas edições anteriores foram distinguidos, Eduardo Lourenço, José Carlos Vasconcelos, Vitor Aguiar e Silva e Maria do Céu Guerra.

A cerimónia da entrega do Prémio será anunciada oportunamente.

Publicar comentário