×

Opinião: Balanços de Janeiro

Opinião: Balanços de Janeiro

Já lá vai 2019 e em jeito de balanço, a Pollstar, uma empresa norte-americana que reúne e trata a informação gerada pelos eventos da Indústria Musical à volta do mundo, revelou agora os números e as receitas da última década. E, para não variar estão lá quase todos os suspeitos do costume.

Texto de António Jorge

(Radialista)

Assim, e por ordem crescente os nomes que mais faturaram nos últimos 10 anos são, Roger Waters, Bruce Springsteen, Coldplay, Paul Mccartney, Bon Jovi, Beyonce, Taylor Swift, Ed Sheran, Rolling Stones e U2.

A presença de Roger Waters é de facto uma agradável surpresa tendo em conta que, o seminal escritor de canções não só não assinou sequer um disco de originais entre 1992 e 2017, bem como também fez questão de se manter afastado das luzes durante esse período.

A segunda nota vai obviamente para os Rolling Stones, apenas e só por que estamos a falar de uma banda que conta com mais de 50 anos de carreira (não, não é erro), que editou o álbum estreia em 1964 (também não é engano) e como se não bastasse, “A Bigger Bang”, último disco de originais foi editado em 2005 – é obra e caso para dizer long life to the Stones.

A nota final e não menos importante é dos carismáticos U2, única banda a ultrapassar a fasquia dos dois mil milhões de dólares. Quanto ganham os irlandeses por espetáculo e por digressão? É fácil: basta fazer as contas.

Publicar comentário