×

Rota do Dragão nas celebrações do Dia Internacional dos Museus

Rota do Dragão nas celebrações do Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus assinala-se na próxima segunda-feira, 18 de maio, mas durante todo o fim de semana o Museu FC Porto vai celebrar a efeméride, partilhando seis momentos da Rota do Dragão com o historiador Joel Cleto. Para descobrir cada um destes capítulos de uma visita à exposição permanente, basta estar atento às redes sociais: Instagram e Facebook do Museu.

O historiador Joel Cleto é o anfitrião de excelência numa visita online à exposição permanente do Museu FC Porto. De 16 a 18 de maio, há seis episódios para descobrir nas redes sociais Instagram e Facebook.

O Dia Internacional dos Museus (DIM) assinala-se na próxima segunda-feira, 18 de maio, mas durante todo o fim de semana o Museu FC Porto vai celebrar a efeméride, partilhando seis momentos da Rota do Dragão com o historiador Joel Cleto.

Para descobrir cada um destes capítulos de uma visita à exposição permanente, revela nota enviada às redações, basta estar atento às redes sociais Instagram (www.instagram.com/museufcporto/) e Facebook (https://www.facebook.com/museufcporto) do Museu, onde serão publicados dois episódios no sábado, outros dois no domingo e, por fim, mais dois na segunda, sempre às 15h00 e às 19h00.

Refira-se que a Rota do Dragão é um projeto inovador do Museu FC Porto em parceria com Joel Cleto e desenvolvido desde 2014, cruzando a riqueza da história do FC Porto com a memória da cidade Invicta. Estes passeios culturais decorrem dentro do Museu, mas também nas ruas do Porto, e a qualidade do projeto, sempre em evolução, foi reconhecida em 2019 com o Prémio Informação Turística (https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190524-pt-premios-parceria-e-informacao-turistica-para-o-museu-fc-porto) pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Este ano, e no âmbito do DIM, cujas celebrações decorrem mundialmente sob o tema Museus para a igualdade: Diversidade e Inclusão, a Rota do Dragão revela um pouco mais sobre os caminhos da história que é possível percorrer na exposição permanente do Museu.

A mesma nota refere que Joel Cleto, “também já distinguido pessoalmente pela APOM, é um anfitrião de excelência nesta visita online, uma das iniciativas em formato digital que o Museu realiza a pensar no Dia Internacional dos Museus e, ainda, na Noite Europeia dos Museus (este ano, assinalada a 16 de maio)”.

Também nas redes sociais, As Histórias que fazem parte de Nós (https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200505-pt-as-historias-que-fazem-parte-de-nos) convidam o público a partilhar, em vídeo de duração máxima de 60 segundos, como a paixão pelo FC Porto faz sentir que se pertence à enorme e diversificada família azul e branca. A criatividade fica muito bem neste desafio, que tem a marca de referência do Serviço Educativo do Museu, e os vídeos devem ser alojados aqui (https://cloud.fcporto.pt/index.php/s/tvJwErdwqMqZyHn), até às 23:59 horas de 17 de maio (domingo).

Apesar dos constrangimentos atuais, o Museu FC Porto mantém a tradição e vai à procura do público nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, procurando minimizar os efeitos do distanciamento social que continua a ser necessário no combate e controlo da Covid-19.

A reabertura ao público deverá ser anunciada brevemente e está a ser preparada da forma que se impõe, criteriosa. Nesse sentido, o Museu FC Porto já se encontra reconhecido com o Selo Clean & Safe (https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200513-pt-museu-fc-porto-certificado-com-selo-clean-safe) atribuído pelo Turismo de Portugal, e esta é mais uma razão de peso para acautelar o futuro e aproveitar a campanha de 50% de desconto (https://www.fcporto.pt/pt/museu/planear-visita) nos bilhetes Tour FC Porto – Museu + Estádio em vigor.

Publicar comentário