×

Viagem ao passado com o Tamagotchi

Viagem ao passado com o Tamagotchi

O Tamagotchi é um brinquedo bem famoso dos anos 90. Neste brinquedo as crianças aprendem a criar e a cuidar de um animal de estimação virtual. Mais educativo do que andar à procura de Pokémons virtuais? Pergunta retórica….

Texto Irene Mónica Leite

Com a ajuda da nossa amiga wikipedia, podemos adiantar que o tamagotchi foi lançado em 1996 e relançado em 2017 pela Bandai, no Japão. Mas é claro, já não era a mesma coisa!! Confessem lá: quantos de vocês não deixaram morrer o pobre animal de estimação virtual à fome?!

A motivação do brinquedo consiste em cuidar do pequeno e indefeso animal virtual como se fosse real, dando-lhe carinho virtual, comida virtual, banho virtual, cuidados virtuais , entre outras coisas …virtuais!!

Existem versões do Tamagotchi. A título de exemplo, o Tamagotchi Connection V3 foi lançado em 2005 no Japão.

Podemos também mencionar o Tamagotchi Connection Jinsei, uma quarta versão melhorada, que permite ao dono ter mais liberdade quanto à comida que dá ao seu “animal”, mais jogos, receber cartas, visitar os outros Tamagotchis e até ligá-lo através de um código ao site oficial.

Já o Tamagotchi Connection V5 vem com opção de família, onde ao se comunicar com outro tamagotchi… podes  até ter filhotes. A V15 tem três tamagotchis dentro de um ovo. Depois quando tiverem idade para casar este poderás fazê-lo por TV (do tamagotchi) ou por comunicação (infravermelhos). Modernices tecnológicas!

Em 2008, foi anunciada uma versão para telemóvel produzida pela Tectoy Mobile.

No dia 14 de fevereiro de 2013 uma empresa chamada Zakeh, lançou um aplicativo chamado Pou, semelhante ao Tamagotchi, onde cuidamos de um alienígena na forma de um aplicativo gratuito para a plataforma móvel Android, que mais tarde foi lançado para o iOS, onde é pago.

Dia 08 de fevereiro de 2018 foi lançada finalmente a versão do jogo para Android, desenvolvido pela Bandai Namco. Intitulado como “My Tamagotchi Forever”.

De acordo com a BBC, o relançamento do Tamagotchi é mais um exemplo da onda de reedições de brinquedos que foram símbolos dos anos 1990 e 1980.

É uma tendência também observada por Alessio Di Marco, dono da Tons-of-Toys, que vende itens vintage e brinquedos colecionáveis.

Fica a conhecer mais curiosidades no vídeo abaixo:

Publicar comentário