×

O livro Mensagens do Avô, Crónicas do Bicho Mau, de António Mota

O livro Mensagens do Avô, Crónicas do Bicho Mau, de António Mota

O livro Mensagens do AvôCrónicas do Bicho Mau, de António Mota chega a partir desta terça-feira às livrarias.

Com o título Mensagens do AvôCrónicas do Bicho Mau chega agora às livrarias o livro que reúne os textos escritos por António Mota ao seu neto no período do confinamento. Esta obra também será publicada em formato audiolivro.

“No dia 27 de março de 2020, uma sexta-feira, um dia igual a tantos outros, porque o relógio e o calendário tinham deixado de ser úteis, reparei nas flores brancas das cerejeiras e lembrei-me de que tinha prometido mostrar as árvores floridas ao meu neto, quase a festejar cinco anos de vida. Fiquei abalado. Peguei no telemóvel e comecei a escrever:

‘Santiago, este ano não irás comigo ver as flores das árvores.”
Publiquei o texto no Facebook. No dia seguinte voltei a escrever. Só parei quarenta e um dias depois’.

Na caminhada diária senti o carinho dos muitos leitores que estiveram ao meu lado e que me enviaram muitas palavras doces. Foram dias intensos, inesquecíveis. Diferentes. Estranhos”.

António Mota nasceu em Baião, a 16 de Julho de 1957. Cedo concluiu o curso do Magistério Primário e aos 18 anos era já professor do Ensino Básico. Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever, tendo-se dedicado essencialmente à literatura infanto-juvenil com mais de 80 obras publicadas. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria “Livro Ilustrado” (2004), para Se eu fosse muito magrinho (com ilustrações de André Letria).

Em 2014 e 2015 foi nomeado para o prémio ALMA, um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.

Publicar comentário