×

Aqui o cinema é uma animação!

Aqui o cinema é uma animação!

O CLIA Anilupa nasceu há 28 anos na cidade do Porto. É uma valência da Associação de Ludotecas do Porto, que há 28 anos quis desenvolver um projeto em que fosse possível envolver pessoas de todas as idades, incluindo não profissionais na realização de filmes de cinema de animação.

Texto/Irene Mónica Leite

Originalmente publicado para a edição impressa d´A Casa do João

https://acasadojoao.online/

No seu espaço sede, o CLIA Anilupa potencia a animação da imagem através, não só do cinema, mas também da experimentação pontual, criando um espaço interativo, expositivo, onde as pessoas pudessem aprender e experimentar.

O cinema de animação é uma arte muito inclusiva, explicou-nos

E acrescentou: “Temos a oportunidade de desenvolver programas específicos, um deles de apoio à produção cinematográfica do Instituto de Cinema e do Audioviosual que nos permite candidatar a um apoio financeiro de produção cinematográfica”.

O Processo de aprendizagem

Os participantes atravessam todas as fases desde a conceção da história, construção de personagens, de cenários e até a própria captura de imagens. E mesmo quando termina o projeto nós também pretendemos que o grupo fique contente, orgulhoso do trabalho que realizou.

Outro pormenor a considerar é que o trabalho realizado não fica fechado no Anilupa. “Pretendemos que seja visto tanto pela comunidade mais próxima, como fora”.

“Pensar, criar a narrativa, seja ela formal ou não formal. Construir todos os elementos que serão animados no filme, aprender a filmar e depois sonorizar. Esse é um desafio muito grande”.

A atividade

É um renascimento constante com cada grupo que entra para interagir. Perceber quem é o grupo e até onde pode ir. Há sempre desvios porque as pessoas são diferentes.

É importante o reconhecimento e valorização dos não profissionais. Temos de evoluir muito nesse sentido”.

Para além do trabalho prático há visitas guiadas, que proporcionam o contacto com a história do cinema através da exploração e manipulação de réplicas de dispositivos pré-cinemáticos e de outros objetos representativos do estudo dos fenómenos óticos que levaram à invenção do cinematógrafo. É, igualmente, facultada a exibição de filmes animados realizados no âmbito das oficinas de cinema de animação do CLIA Anilupa , assim como a criação de uma simples experiência associada a fenómenos óticos e/ou à animação da imagem.

Com efeito, a atividade artística encoraja o desenvolvimento daquilo que é individual no ser humano. A experiência no contacto com diversos materiais e o acesso a várias formas de expressão permitem desenvolver formas pessoais de expressar o mundo interior e a realidade.

Trata-se de integrar todos aqueles que não são profissionais na realização das suas obras cinematográficas, criando situações de igualdade na participação em atividades de criação cinematográfica. Esta realidade foi-se construindo através do desenvolvimento de dinâmicas que desencadearam a realização de vários projetos multidisciplinares e interageracionais , dos quais nascera, parcerias e alianças que se estabelecem e renovam com diversas instituições educativas , culturais e sociais , implicando grupos de participantes dos mais variados contextos , faixas etárias e realidades sócio culturais.

A Associação de Ludotecas do Porto

A Associação de Ludotecas do Porto (ALP) surge emm 1987 pela mão de Virgilio Moreira, pediatra que impulsionou a criação de diversas ludotecas na cidade do Porto.

Constituindo-se como instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tem como missão contribuir para o desenvolvimento das crianças, jovens e famílias na defesa e promoção dos seus direitos, numa vertente social, lúdica e comunitária.

O CLIA Anilupa é uma das suas vertentes.

Publicar comentário