×

Celebrar o Dragão com o Museu em novembro

Celebrar o Dragão com o Museu em novembro

O estádio completa 17 anos num mês com música e histórias em palco para crianças, duas oficinas criativas e uma Supertaça da UEFA para recordar em ecrã gigante, além de descontos imperdíveis em bilhetes Tour FC Porto.


De acordo com nota enviada às redações, o 17.º aniversário do Estádio do Dragão é um convite à descoberta do passado portista e dos segredos, dos encantos e das curiosidades do palco de todas emoções do FC Porto, projetado pelo arquiteto Manuel Salgado e multipremiado desde o ano da inauguração (2003).

Assim, novembro inclui duas oficinas criativas na Terra do Dragão (Serviço Educativo) – Lendas, São Martinho, Fogueiras e Pé-Coxinho! (dia 8) é uma deliciosa proposta em tempo de magustos; Dragõezinhos à Espreita (dia 15) inspira-se na celebração dos 17 anos do estádio e vai explorar formas e cores através das ideias artísticas dos participantes – e mais dois eventos de referência no Auditório Fernando Sardoeira Pinto.

Primeiro, sobe ao palco a Música com Dragõezinhos, O Espetáculo – “Lua” | “Estrelas” (dia 14). Neste regresso ao Museu das histórias contadas e cantadas pelo Indy e a Trupe Sons em Cena, os sons e elementos de magia, conhecimento e sociabilização resultam num espetáculo performativo com novas formas de interação entre personagens e público. Depois, será a vez das Histórias com Magia para Dragõezinhos (dia 28), com o anfitrião Rui Ramos a ir atrás dos “Gambozinos À Solta!” numa aventura cheia de peripécias e muito divertida, que cruza contos e arte mágica!

Uma referência incontornável na história do FC Porto é Rui Barros e, muito por causa dele, há mais um motivo para garantir um lugar no auditório do Museu durante o dia 24, quando passam 33 anos sobre o jogo da primeira mão da Supertaça da UEFA de 1987 – vitória (1-0) sobre o Ajax, em Amesterdão, para ver ou rever em formato de grande ecrã. E o troféu? Em Portugal, só o FC Porto é que o pode exibir e trata-se de uma das sete conquistas internacionais do clube reunidas no Brilho Universal, a área temática que domina o espaço central do Museu e uma das grandes atrações do Tour FC Porto.

A propósito, todas as visitas no Museu FC Porto passam pelo Hall, onde o Objeto do Mês (dias 1 a 30) de novembro é a Taça Henrique Fabião. O troféu tem o nome de um histórico jogador, treinador e dirigente do andebol do FC Porto e oferece vistas curiosas para o passado do clube nesta modalidade. Há que passar por ele este mês e a caminho da Receção do Museu, o único ponto onde se podem adquirir bilhetes Tour FC Porto ao abrigo das campanhas 17º. Aniversário Estádio do Dragão – 50% de desconto só para Sócios do FC Porto (dias 14 a 16) e Black Friday – 20% de desconto para público geral e Sócios do FC Porto (dias 27 a 29).

O dia 16 de novembro coloca o Dragão no centro de todas atenções. Para assinalar os 17 anos do estádio, o Museu reforça conteúdos sobre o palco azul e branco em três visitas temáticas, mas também realiza a visita orientada Pegada Artística do Dragão, explorando o centro do universo portista a partir de criações exclusivas para o clube com a assinatura de autores tão consagrados e prestigiantes como Júlio Resende, Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Rigo 23, Gémeo Luís, Mr. Dheo e Hazul Luzah.

Tudo isto num mês em que também há duas visitas orientadas (dias 7 e 21) à exposição permanente do Museu FC Porto, que atingiu recentemente o primeiro milhão de visitas Tour FC Porto, certificadas com as garantias Clean & Safe (Turismo de Portugal) e Safe Travels (World Travel & Tourism Council). Saiba mais sobre a programação e as regras das visitas em www.museufcporto.pt.

Publicar comentário