×

Trabalhos finalistas do ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’ a votos

Trabalhos finalistas do ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’ a votos

Já são conhecidos os 10 artistas finalistas do ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’, cujo vencedor receberá um prémio monetário de 20 mil euros e vai ver a sua obra exposta, juntamente com os outros trabalhos finalistas, numa Exposição aberta ao grande público.

Refira-se que cada um dos finalistas vai receber uma verba de mil euros, para apoio à produção do trabalho.

A votação pública está a decorrer no site https://www.colombo.pt/artecolombo/ até ao fim de novembro e a escolha do público terá um peso de 40% no resultado final. O voto do júri terá um peso de 60% no apuramento do vencedor, que será conhecido no dia 10 de dezembro.

As obras de arte selecionadas incluem diferentes tipos como escultura, pintura e instalações de arte – obras originais de artistas emergentes, dedicadas ao tema ‘O Impacto da pandemia de Covid-19’. Adriana Proganó, Ana Malta Aka Numpàra, Henrique Neves, Manuela Rodrigues Almeida, Maria de Brito Matias e Nicoleta Sandulescu, são os nomes dos finalistas que concorrem com trabalhos de pintura; Maria Sassetti (Atelier Contencioso), Duarte Perry e Tomé Capa com instalações e Amante com um projeto de escultura.

As candidaturas foram avaliadas pelo Júri constituído pelos representantes dos parceiros do Prémio – a Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, a Fundação D. Luís I, o Museu Coleção Berardo, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e, ainda, um representante da Sonae Sierra – que selecionou os 10 finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de estética, técnica e originalidade.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão dos artistas, e com a qualidade dos trabalhos apresentados. Recebemos mais de 300 candidaturas, que era o limite estabelecido no regulamento, uma quantidade muito significativa para uma primeira edição.” afirma Rita Lougares, Diretora Artística do Museu Coleção Berardo e membro do júri.

Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, apela à participação do público na votação e explica que “há 10 anos que a ‘A Arte Chegou ao Colombo’ democratiza e torna a arte acessível à comunidade, por isso faz todo o sentido envolver as pessoas na escolha da obra vencedora e apelamos para a participação de todos nesta decisão.”

O Centro Colombo lançou este prémio de arte, co-organizado pela agência State of the Art, com o objetivo de apoiar artistas emergentes e alargar a área de atuação e a missão que ‘A Arte Chegou ao Colombo’ teve nestes últimos 10 anos, através de um apoio mais direto ao setor artístico de Portugal.

Publicar comentário