×

Tom Petty (e companhia) no Vídeo da Semana

Tom Petty (e companhia) no Vídeo da Semana

“I Won’t Back Down” é uma canção do músico de rock americano Tom Petty. Lançada em abril de 1989 como o single principal do seu primeiro álbum a solo, Full Moon Fever. Um tema que junta Jeff Lynne (ELO), Ringo Starr, George Harrison (Beatles) e o Petty dos Heartbreakers , só poderia resultar em sucesso.

Esta música foi escrita por Petty e Jeff Lynne (ELO), que foi o seu grande parceiro de composição para o álbum. Chegou, inclusive ao número 12 na Billboard Hot 100 e liderou o top de álbuns de rock por cinco semanas, iniciando o caminho do álbum para o status de multi-platina.

Petty relembrou a gravação dessa música para a revista Mojo: “Na sessão, George Harrison cantou e tocou violão. Eu estava com uma gripe terrível naquele dia, e George foi à loja e comprou uma raiz de gengibre, cozinhou-a e me fez enfiar a cabeça na panela, e então corri e fiz a gravação.”

O interessante deste excelente tema é a mensagem de desafio contra forças não identificadas de dificuldade e possivelmente opressão. A capacidade de luta constante apesar das dificuldades que possam vir a surgir:

Bem, eu sei o que é certo, eu tenho apenas uma vida

Num  mundo que continua a me empurrar

mas eu vou- me defender e não vou recuar

Esta música foi tocada frequentemente nas rádios americanas após os ataques de 11 de setembro, devido ao seu estimulo lutador.

No documentário de 2007, Runnin ‘Down a Dream, Petty disse que sentiu alguma hesitação inicial em lançar a música, dada a sua mensagem clara e descarada. Ainda bem que acabou por editar, pois é decididamente um dos melhores momentos do rock de final da década de 80.

Texto/Irene Mónica Leite

Publicar comentário