×

Grupo Porto Editora oferece acesso a manuais e recursos digitais

Grupo Porto Editora oferece acesso a manuais e recursos digitais

Perante o anúncio do encerramento das escolas, o Grupo Porto Editora decidiu proporcionar a toda a comunidade escolar o acesso a todos os manuais escolares em formato digital e recursos associados disponíveis na plataforma Escola Virtual (www.escolavirtual.pt), com a particularidade de estarem acessíveis também por telemóvel, o que constitui uma novidade exclusiva. 

Refira-se que esta medida excecional entrará em vigor amanhã, sexta-feira, e beneficiará cerca de 1,5 milhão de alunos e respetivas famílias, bem como mais de 100 mil professores.

“A experiência e o conhecimento que adquirimos no ano passado permite-nos saber hoje, claramente, a importância deste apoio para o trabalho dos professores e dos alunos, nomeadamente em contexto de suspensão letiva”, afirma Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora, lembrando que a Escola Virtual disponibiliza manuais escolares de todas as disciplinas, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, com conteúdos digitais complementares.

O objetivo é “apoiar a comunidade educativa, que, desde o início do ano letivo, tem enfrentado vários constrangimentos provocados por uma pandemia que afeta o dia a dia dos nossos professores, alunos e famílias”, complementa Vasco Teixeira.

Assim, através da Escola Virtual, os professores poderão continuar a preparar e organizar as aulas, abordar as diferentes matérias, propor exercícios e revisões, trabalhar dificuldades específicas e realizar avaliações, proporcionando-se também uma comunicação fluída com os alunos, em turma e individualmente, o que inclui, por exemplo, a possibilidade de criar e gerir turmas/grupos, o envio de tarefas, a comunicação síncrona e assíncrona, por mensagens e através de um mural da turma, bem como a partilha de materiais.

Por seu turno, os alunos terão acesso aos seus manuais em formato digital e a recursos complementares, podendo estar permanentemente ligados aos seus professores através de ferramentas de comunicação e partilha, num ambiente seguro e circunscrito à comunidade educativa.

Todo o processo será acompanhado e apoiado pela equipa pedagógica da Escola Virtual.

A Escola Virtual é uma plataforma de estudo, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, existente desde 2005, que proporciona uma metodologia baseada na adaptação de tecnologias avançadas, permitindo a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

Desde o eclodir da pandemia, a Escola Virtual tem vindo promover a capacitação de docentes e a utilização de ferramentas de ensino híbrido e à distância através de ações de formação realizadas nas escolas e online, nomeadamente, com disponibilização de um curso para professores e tutoriais para esclarecimento de pais e outros educadores.

Publicar comentário