×

The Beatles: 50 anos ainda a alucinar!

The Beatles: 50 anos ainda a alucinar!

beatles__sgt__pepper_s

É considerado o mais influente e icónico disco do séc xx. Sgt. Peppers foi editado há precisamente 50 anos e para assinalar a data, estão no mercado várias versões, de diferentes formatos, com raridades, remisturas e quem sabe, todo um novo mundo para redescobrir.

Por António Jorge 

Se há disco sobre o qual já se disse e escreveu quase tudo é este. Ao oitavo álbum de originais, os Beatles cansados das infindáveis digressões, inventaram a banda do Sargento Pimenta, fecharam-na num jardim (Abbey Road) e 5 meses depois a música popular nunca mais voltou a ser igual. Este é o álbum do qual conhecemos de forma orgânica e desprogramada (qual gps), todas as viagens que ainda hoje fazemos à boleia dos 38 minutos de canções coladas – mas também o número de faixas e de riscos no caso do vinil -, todas as camadas de sons acrescentadas às canções. Depois e não menos importante; este é o disco da capa única – é o disco de toda aquela gente.

A edição que celebra os 50 anos de Sgt. Peppers está disponível e para não variar, traz algumas raridades, outras tantas remisturas (feitas por Giles Martin, filho de George Martin) e quem sabe, apesar dos milhares de audições, todo um mundo para redescobrir como se fosse a primeira vez.

Sgt. Peppers, foi editado a 1 de Maio de 1967. Dai para cá, há muito que deixou de ser um disco; tal como a capa, que é muito mais do que isso mesmo.

Publicar comentário