×

“Sentir o Oceano”: emoções em estado líquido para ver no Museu FC Porto

“Sentir o Oceano”: emoções em estado líquido para ver no Museu FC Porto

A exposição temporária “Sentir o Oceano” faz regressar a pintura à Sala Multiusos e mantém o Museu como espaço de divulgação de autores portugueses, proporcionando, mais um ponto de contacto entre o público e a arte.

Com abertura ao público a 21 de novembro, o evento reúne trabalhos de Catarina Machado e prolonga-se até 26 de janeiro de 2020.

Catarina Machado inspira-se no mar e explora a pintura em esmalte para transmitir emoções em estado líquido. “Dos trabalhos predominantemente azuis e brancos selecionados para esta exposição resultam desafios de contemplação associados à temática marinha. As sensações antagónicas de imersão e emersão encontram-se nas obras apresentadas e trazem ancoradas as experiências da autora que, através da prática do surf, adquiriu uma vivência diária com o mar”, revela nota enviada às redações.

Com entrada livre, “Sentir o Oceano” decorre na Sala Multiusos e dá origem a iniciativas realizadas em colaboração com o Serviço Educativo do Museu. No dia 14 de dezembro, as sensações e as mensagens contidas nas obras apresentadas são uma parte do discurso de uma Visita Orientada (entrada livre) a esta mostra temporária, mas outra abordagem também original à arte de Catarina Machado será a oficina criativa para famílias “Sentir o Azul Profundo Debaixo das Ondas do Mar” (5€ por criança + 1 acompanhante), no dia 19 de janeiro de 2020, atividade pedagógica e divertida na Terra do Dragão, espaço do Serviço Educativo do Museu.

Natural do Porto e residente em Miramar (Vila Nova de Gaia), Catarina Machado é licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto e completou uma pós-graduação em Arte Contemporânea na Universidade Católica do Porto, entre outros cursos e formações relacionados com as artes. Expõe individualmente desde 1996 e já participou em mais de 200 mostras coletivas, em Portugal e no estrangeiro, recolhendo vários prémios e menções honrosas ao longo do percurso.

Publicar comentário