×

Abertas inscrições para formação de dança em Gaia

Abertas inscrições para formação de dança em Gaia

Estão abertas as inscrições para o Danse Qui Danse Summer Lab, um estágio de dança intensivo, cuja I edição decorrerá de 24 a 29 de agosto de 2020 no Armazém 22, Gaia.


De acordo com nota enviada às redações, promovido pela Kale Companhia de Dança, o curso promove uma forte componente de formação para bailarinos profissionais, cumprindo a sua estratégia de cooperação internacional com a rede “Danse qui Danse” .

Refira-se que Danse Qui Danse Summer Lab oferece aos seus participantes 6 dias de imersão no dia-a-dia de uma companhia de dança profissional e permite a descoberta dos métodos de trabalho de um coreógrafo e a sua identidade artística.

A cada edição será anunciado um novo convidado como mote artístico do curso.

Nesta primeira edição estão disponíveis três modalidades, dedicadas a bailarinos profissionais e pré-profissionais, distribuídos conforme os níveis técnicos e faixas-etárias dos participantes: Grupo A, para bailarinos de nível pré-profissional e profissional com idade superior a 17 anos de idade; Grupo B para estudantes de dança Nível Avançado, idades compreendidas entre os 16 e 17 anos, e finalmente o Grupo C e D, para estudantes de dança Nível Intermédio, entre os 14 e 15 anos de idade.

Segundo a mesma nota, nos Grupos A e B, os participantes têm trabalho diário com 2 técnicas de dança e workshops de reportório e laboratório coreográfico, incluindo momento de apresentação pública, com total de 35 horas de formação.
Os participantes Grupo C e D têm uma semana intensiva em treino pré-profissional em 3 diferentes linguagens técnicas, sendo que o primeiro tem 4 aulas diárias de 1,5 horas cada (30 horas de formação) e o Grupo D apenas duas aulas diárias (15 horas de formação).

Refira-se que a edição de 2020 será apadrinhada pelo coreógrafo Thierry Malandain, diretor artístico do Centro Coreográfico Nacional Malandain Ballet Biarritz (MBB), com mais de 80 obras apresentadas mundialmente.

A última noite do Danse Qui Danse Summer Lab será dedicada a uma apresentação pública do trabalho realizado durante a semana pelos participantes sobre o repertório do coreógrafo convidado Thierry Malandain (Malandain Ballet Biarritz), bem como sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido, dentro da linguagem e processos de criação próprios, com o coreógrafo emergente Martin Harriague, 1º jovem coreógrafo associado MBB, dedicado à dança contemporânea. A tarde será dedicada a um encontro com os coreógrafos, aberto ao público, em que o mote será a partilha da sua experiência e percursos profissionais, os seus métodos de trabalho e a identidade artística do seu trabalho de criação.

Publicar comentário