×

Andreia C. Faria protagoniza noite de imersão poética

Andreia C. Faria protagoniza noite de imersão poética

No próximo dia 21 de julho, às 21h30, o Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (Reitoria da Universidade do Porto, ao Jardim da Cordoaria) recebe a quarta sessão de Ouvir, 59 minutos de imersão poética, integrada no ciclo Noites no Pátio do Museu. A poeta Andreia C. Faria dá a voz a esta edição.


De acordo com nota enviada às redações, Andreia C. Faria é autora de cinco livros de poesia e, para Valter Hugo Mãe, o seu trabalho “está entre os mais urgentes, magníficos, da poesia contemporânea”. Em 2018, a Sociedade Portuguesa atribui ao seu livro Tão bela como qualquer rapaz o Prémio Melhor Livro de Poesia. Alegria para o fim do mundo, publicado pela Porto Editora na coleção elogio da sombra, é o resultado da recolha de obras há muito esgotadas, cuidadamente revisitadas, e também com a inclusão de vários poemas inéditos. O título desta antologia é também o mote da edição de 2020 da Feira do Livro do Porto, que se irá realizar no final de agosto.

Para garantir o bem-estar e a saúde dos participantes, todas as medidas de segurança foram asseguradas, incluindo a diminuição da lotação do espaço e a obrigatoriedade de reserva de bilhete (gratuito). A higienização das mãos e a desinfeção do calçado será também obrigatória e o distanciamento físico entre lugares estará também garantido.

Em Ouvir, 59 minutos de imersão poética pede-se aos participantes que assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico.

O pátio do Museu transforma-se, assim, numa câmara de reverberação de versos, palavras, poemas. O desafio ao público é o da exploração do som, desligando-se e despojando-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição. Sentados ou deitados em almofadas, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Com a atmosfera criada por esta introdução, segue-se a audição de uma gravação de poemas da protagonista da sessão.

Os 59 minutos da sessão ficam completos após uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e Andreia C. Faria.

Refira-se que esta iniciativa é uma parceria entre a Porto Editora – responsável pela programação e curadoria do evento – e a Universidade do Porto. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia do bilhete.

Publicar comentário