×

Bistrô de inspiração francesa à conquista do Norte

Bistrô de inspiração francesa à conquista do Norte

O Le Garage é a mais recente restaurante bistrô da região Norte, que pretende oferecer uma gastronomia requintada de inspiração francesa. Situado dentro da quinta Baiona Guesthouse, um alojamento de qualidade superior na zona de Santo Tirso, define-se como um dos novos pontos de referência da zona do Vale do Ave.

De acordo com nota enviada às redações, o sonho de abrir um restaurante sofisticado nesta zona surgiu do proprietário do espaço, Luís Guimarães. O nome Le Garage remete justamente para o local onde começou uma das maiores coleções de carros clássicos da Península Ibérica.

Para dar alma e vida a este espaço, o projeto ficou a cargo do Atelier FGAR da Arq. Filipa Guimarães, que manteve a arquitetura da antiga garagem em forma de U e as portadas de madeira, conferindo um ambiente elegante e intimista. A esplanada é outro dos pontos altos deste espaço. A decoração de interiores de inspiração francesa foi da responsabilidade de José Pedro Vieira, autor de projetos como o Restaurante Bull and Bear, no Porto, o Bairro Alto Hotel, em Lisboa ou o Vidago Palace Hotel.

Por último, o serviço de pratos do Le Garage não podia ser descurado e tem a assinatura da Vista Alegre com o logotipo do restaurante.

Refira-se que  a cozinha é liderada pelo chef Hugo Hernâni, com um diploma da famosa escola de cozinha parisiense Cordon Bleu, tendo desenvolvido uma trajetória internacional, entre 2010 e 2014. Durante esses anos, acumulou experiência nos mais prestigiados restaurantes de alta cozinha francesa como Relais Bernard Loiseau (França), Belmond Le Manoir aux Quat’ Saisons (Reino Unido), e Le Bouquet Garni (Luxemburgo). No regresso a Portugal, integrou a equipa do Restaurante Belcanto de José Avillez, onde alcançou a posição de Sous Chef.

Inicia agora o seu percurso no Le Garage, onde apresenta uma carta bem estruturada com pratos de inspiração francesa com um toque moderno, dividida entre Entradas, Pastas&Risottos, Peixes, Carnes e Sobremesas.

Nas entradas destaca-se o Ovo Escocês, com carne de porco, ovo “6 minutos” e maionese de limão, o Foie Gras com Ruibarbo confitado e em compota e o Tártaro de Novilho com ovo pasteurizado, alface do mar, chalotas e picante fermentado. Nos pratos principais destaque para o Atum “Di Caponata”, um lombo de atum, com cebola roxa, beringela, alcaparras e tomate cherry e o Tornedó Rossini, Bife do lombo com escalope de foie gras, trufa preta, pão crocante e jus de novilho.

As sobremesas ficaram a cargo da chef pâtissière Yulia Khasanova. Na carta podemos encontrar a Tarte de Maçã de massa folhada com gelado de baunilha, doce de ovos e crumble de canela ou o Chocolate ao Cubo: cubos de chocolate, gelado de chocolate e praliné gianduja.

A carta de vinhos é muito extensa e variada apresentando referências internacionais de relevo com destaque nos vinhos do velho mundo. No panorama nacional, a seleção de vinhos reflete a paixão que o Le Garage tem pela qualidade, apresentando uma criteriosa seleção que abrange uma boa parte do melhor património vinícola português, com destaque para a zona do Douro.

 

Publicar comentário