×

Facebook lança em Portugal campanha de apoio às pastelarias durante o Natal

Facebook lança em Portugal campanha de apoio às pastelarias durante o Natal

Em 2020, o Natal em Portugal vai ser diferente. A COVID-19 é uma emergência de saúde pública que obriga a repensar a época, a começar por uma adaptação das nossas compras e tradições de Natal à conjuntura atual. No entanto, ao mesmo tempo, é precisamente neste momento que as Pequenas e Médias Empresas (PME) esperam o nosso apoio e contribuição para uma recuperação económica.

De acordo com nota enviada às redações, o Facebook quer que as tradições de Natal perdurem, enquanto ajudamos as PME a recuperar. Em Portugal, este ano, não devemos esperar as tradicionais grandes filas de compras de Natal, por exemplo, enquanto compramos os obrigatórios doces de Natal, entre eles, o Bolo Rei. O Facebook acredita na importância da transformação digital durante a pandemia de COVID-19, e que existe capacidade nas empresas portuguesas para adaptarem as estratégias de negócio ao novo cenário sócio-económico.

Assim, #DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização do Facebook em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais. Para comprovar que é possível manter a tradição, o Facebook desafiou dois especialistas de pastelaria portuguesa a participar nesta campanha, que indicaram onde comprar os dez melhores Bolos Reis e a restante doçaria de Natal: Francisco Moreira e Rita Nascimento. Todas as pastelarias selecionadas funcionam com a modalidade de take away ou estão mesmo a fazer entregas ao domicílio.

Em Portugal, Francisco Moreira é reconhecido pelo trabalho em restaurantes de luxo e por apresentar o programa “Doces do Ofício” no ‘24 Kitchen’. Na Bélgica, uma das principais regiões de produção de chocolate do mundo, Francisco é chef da Chocolate Academy, a prestigiada escola de formação da Barry-Callebaut. Segundo Francisco, um Bolo Rei deve ser, em primeiro lugar, “equilibrado na variedade de ingredientes, que haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos”. A massa deve ser “aromatizada e com sabor” e a textura “suave, sem ser massudo”. A primeira escolha do chef para o melhor Bolo Rei é a Pastelaria Garrett, no Estoril, a sua principal memória afetiva de doces no Natal, com destaque para o Bolo Rainha. As restantes escolhas foram:

Rita Nascimento, ou ‘La Dolce Rita’, como é mais conhecida nos populares vídeos de receitas, é uma “gulosa assumida” que tem uma grande paixão em fazer e partilhar receitas de doces. Rita escreveu quatro livros totalmente dedicados aos doces, faz formação de pastelaria e sobre o Bolo Rei não tem dúvidas: “A massa deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos.” Em criança, a família comprava o Bolo Rei ao lado de casa, na Pastelaria Ribeiro, na Parede – este Natal a pastelaria da Parede aceita encomendas para take away. Os melhores Bolos Reis para ‘La Dolce Rita’ são:

Em Portugal, as PME são uma parte fundamental do Facebook. As PME têm um contributo decisivo na criação de emprego, fazem crescer a economia do país e são estas empresas que agora enfrentam um desafio extraordinário.

A COVID-19 não é apenas uma preocupação na saúde pública, é também na crise económica que atinge especialmente as Pequenas e Médias Empresas e em particular os pequenos negócios. A campanha do Facebook #DoceNatalCompreLocal pretende precisamente sensibilizar as pessoas para a necessidade de comprarem nas lojas de bairro e retalho local. O Facebook e o Instagram ajudam as PME a criar e manter gratuitamente uma presença online, com ferramentas poderosas para estar em permanente contacto com qualquer pessoa.

Hoje o Facebook desafia os portugueses a escolherem e partilharem o seu negócio local de preferência através do sticker específico do Instagram para o propósito – ‘Apoia As Pequenas Empresas’ – ou do uso da hashtag #DoceNatalCompreLocal.

Publicar comentário