×

Parque Atlântico acolhe exposição

Parque Atlântico acolhe exposição

O Parque Atlântico recebe, entre  esta quinta-feira, 4 de fevereiro e 19 de março, a exposição Ponta Delgada: Memórias Fotográficas, organizada no âmbito das comemorações do 475.º aniversário da elevação de Ponta Delgada a cidade, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Instituto Cultural de Ponta Delgada, com comissariado de Pedro Pascoal de Melo.

De acordo com nota enviada às redações, esta mostra, que estará patente no piso 0 do Parque Atlântico, na zona entre o barco e o guincho, está dividida em dois núcleos: um deles abrange os anos de 1860 a 1910 e estará patente entre 4 e 25 de fevereiro; e o outro vai desde 1910 a 1960 e poderá ser visitado entre 26 de fevereiro e 19 de março.

Refira-se que a  exposição faz um retrato da cidade micaelense através da objetiva de um conjunto de fotógrafos que nela trabalharam ou viveram, como Aires Jácome Correia, António José Raposo, José Pacheco Toste, Ernest Brown, Henrique Pereira da Costa e Gilberto Nóbrega, entre outros. A recolha abrange um arco de tempo centenário, balizado por dois eventos marcantes na memória da cidade: de um lado, a construção do porto artificial, cuja primeira pedra foi lançada em setembro de 1861, e, de outro, a obra da Avenida Infante D. Henrique, cujos trabalhos, iniciados em 1948, terminaram em 1952.

As fotografias, algumas inéditas e outras menos conhecidas, são parte integrante da coleção fotográfica digital do Instituto Cultural de Ponta Delgada, constituída por imagens do seu próprio acervo e por outras gentilmente cedidas por colecionadores privados, que figuram não só a cidade de Ponta Delgada, como ainda a ilha de São Miguel, o restante arquipélago dos Açores, a Madeira, Portugal continental, e, também, gentes e personalidades açorianas ou com elas relacionadas.

Publicar comentário