×

Sete anos Sete Livros

Sete anos Sete Livros

Sete Anos Sete Livros é parte integrante do Ciclo Sete Anos Sete Peças projeto de criação artística da autoria da coreógrafa Cláudia Dias produzido pelo Alkantara e que engloba cinco espetáculos de dança. Depois de em anos anteriores termos contado com o lançamento dos livros Segunda-Feira, Terça-Feira e Quarta-Feira, o próximo dia 30 de abril está reservado para o lançamento das duas últimas edições, Quinta-Feira e Sexta-Feira. A série Sete Anos Sete Livros é publicada em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.

De acordo com nota enviada às redações, os dois mais recentes capítulos do projeto editorial sobre os textos escritos para as performances artísticas criadas por Cláudia Dias em “Sete Anos Sete Peças” vão ser lançados dia 30 de abril, no Teatro Nacional D. Maria II, entre as 17h e as 18h30. Este lançamento oficial das edições “Quinta-feira” e “Sexta-feira” irá assim dar voz a quem nele participar. Depois da breve apresentação das novas edições do projeto, Cláudia Dias e António Jorge Gonçalves, ilustrador e coautor dos livros, propõem ao público presente na sala, uma oficina criativa. A partir da reprodução do seu processo de trabalho – que assenta na apropriação livre de texto e desenhos com o objetivo de construir objetos de pensamento social – os participantes são convidados a escolher palavras e imagens, a apropriarem-se dos seus conteúdos e formas, associando-as no espaço em relação com o seu próprio corpo. As diferentes combinações serão depois partilhadas em grupo.

Pretende-se com a edição desta coleção dar maior visibilidade ao texto, inserindo-o num contexto de menor efemeridade do que aquele que as artes performativas proporcionam e, de igual forma, afirmar que a dança contemporânea é, ela própria, lugar de produção literária.

Este projeto tem vários obreiros. Desde logo, os criadores dos textos que são os artistas convidados de cada peça. O ilustrador António Jorge Gonçalves que possibilita novos enquadramentos e significados ao texto, e Jorge Louraço Figueira, que assina o posfácio de cada livro.

Refira-se que a série “Sete Anos Sete Livros” é publicada em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II. Os três livros editados até à data, a saber – “Segunda-feira”, “Terça-feira” e “Quarta-feira”, podem ser adquiridos na Livraria do Teatro Nacional D. Maria II. Refira-se que, no âmbito do lançamento oficial dos livros “Quinta-feira” e “Sexta-feira”, a Livraria do Teatro preparou uma campanha especial em torno do projeto editorial “Sete Anos Sete Livros”. Na compra dos títulos “Segunda-Feira”, “Terça-Feira” e “Quarta-Feira” oferece 50% de desconto. Na aquisição das duas edições mais recentes beneficia de um desconto de 10%.

Publicar comentário