×

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora o 18º aniversário com evento aberto à comunidade

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora o 18º aniversário com evento aberto à comunidade

No dia 1 de julho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCVA) abre as portas a toda a comunidade para comemorar o seu 18º aniversário. A partir das 17h00, haverá um programa especial de atividades para todas as idades, estando todos convidados a soprar as velas e a brindar ao aniversário da Fábrica.

De acordo com nota enviada às redações, o programa do evento inclui dia aberto das 10h00 às 20h00, sendo que às 17h00 tem início a sessão de abertura que contará com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, do Diretor da FCCVA, Pedro Pombo, do Vice-Reitor da UA, Artur Silva, do Vice-Presidente da CCDRC, Jorge Brandão, e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Das 17h00 às 20h00, no espaço exterior envolvente à FCCVA, decorrem várias atividades STEAM, que incluem programar robôs MBots e Ozobots, fazer animações Stop Motion, programar jogos com Makey-Makey e ainda fazer impressão 3D. Também as histórias com ciência da Barriga do Caracol vão sair à rua para encantar miúdos e graúdos. Neste mesmo horário estarão abertas para visitas as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”.

Em dia de festa, não pode faltar o momento de brindar e cantar os parabéns à FCCVA, previsto para as 17h30. A celebração continua, pelas 18h00, com a inauguração da Oficina de Robôs SPIKE, uma nova ferramenta de aprendizagem STEAM que combina elementos de construção da LEGO, hardware de fácil utilização e uma linguagem de programação por blocos baseada em Scratch.

Resultado de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Agência Ciência Viva, e com o grande objetivo de divulgar a ciência e promover a cultura científica e tecnológica, a FCCVA já recebeu mais de meio milhão de visitantes nestes últimos 18 anos. A sua programação inclui atividades diversificadas, em diferentes formatos, permitindo vários níveis de interação com públicos de todas as idades.

Pedro Pombo, diretor da Fábrica, lembra que por de trás de todo o trabalho realizado ao longo destes anos “está uma equipa de profissionais da divulgação científica e um grupo alargado de investigadores, bolseiros e professores da UA. O envolvimento da UA garante à Fábrica rigor, inovação, qualidade, dinâmica e diversidade, em todos os seus conteúdos, dentro e fora de portas”.

PROGRAMA:

10h00 > 20h00 – Dia aberto*

17h00 > 17h30 – Sessão de abertura com os convidados:

– Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira

– Diretor da Fábrica Ciência Viva, Pedro Pombo

– Vice-Reitor da UA, Artur Silva

– Vice-Presidente da CCDRC, Jorge Brandão

– Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves

17h00 > 20h00

– Atividades STEAM

– Histórias cá fora

– Exposição “Mãos na Massa”

– Exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?”

– Animação infantil

17h30 – Brinde e bolo de aniversário

18h00 – Inauguração da Oficina de robôs SPIKE

*Marcação prévia obrigatória para visitas de grupos no horário das 10h00 às 17h00.

(tel. 234 427 053)

Publicar comentário