×

Portugal apresenta festival de Sidras

Portugal apresenta festival de Sidras

Entre 26 e 28 de agosto, Ponte de Lima – a Vila mais Antiga de Portugal -, recebe pela primeira vez no nosso país o SIDRAMA, um festival de sidras, a bebida milenar que é hoje uma das mais importantes tendências de mercado.

De acordo com nota enviada às redações, o  Município de Ponte de Lima e a OG&ASSOCIADOS, abraçam o projeto pioneiro em Portugal, que com parceiros internacionais tem vindo a ser trabalhado há alguns anos.

A realização da primeira edição do Festival Sidrama assume-se como um desafio bem para lá do evento em si, na medida em que o festival constitui o elemento central de uma estratégia abrangente que tem os olhos postos no posicionamento e na visibilidade nacional e internacional a partir da criação do primeiro território nacional com um produto turístico do género, agregado a uma rede mundial de regiões sidreiras.

O Sidrama, Festival Internacional de Sidras e Bebidas do Pomar, tendo a sidra como protagonista, vai mais além da original bebida e expande-se para conceitos mais amplos no universo das bebidas fermentadas com frutas, as tão badaladas Blá Blá Blá Drinks.

O nascimento deste festival em Portugal reflete o estado de graça que vivem atualmente as bebidas com base na fermentação de fruta, clássicas e tradicionais, mas com o twist das tendências e procura de novos produtos e do gosto do mercado contemporâneo.

Sidras nacionais de várias regiões, como Vale de Cambra, Carrazeda de Ansiães, Castelo Branco, Bombarral, Vila Real, e as famosas produções madeirenses com mais de 600 anos de história e uma IGP já activa, juntam-se a novas propostas de empreendedores portugueses ainda em fase inicial.

Entre os projectos locais mais empolgantes e a merecer atenção nesta primeira edição do Sidrama está, seguramente, a limiana Nua Cider, que utiliza as maçãs das quintas e quintais da região para produzir sidras e devolve o benefício da venda aos proprietários, para estes cuidarem e tratarem das macieiras.

Ao panorama nacional em franco crescimento, a organização junta sidreiros e produtores de Itália, Finlândia, Suécia, Áustria, Letónia, Catalunha, Astúrias, Cantábria, Galiza, e como país-região convidado desta edição, o País Basco.

Propostas clássicas e tradicionais, novos conceitos vibrantes das categorias modern ciders, híbridos de frutas, maturadas ou envelhecidas em barricas, denominações de origem e “trend concepts” com um toque de carácter, mas sempre 100% naturais e artesanais.

São mais de 100 bebidas em prova que provocarão no bom sentido, os palatos e curiosidade do consumidor.

Publicar comentário