×

[Som ao Vivo] Táxi no Dar Letra à Música

[Som ao Vivo] Táxi no Dar Letra à Música

Foi perante uma plateia a rebentar pelas costuras no Auditório do Museu FC Porto que se recordou o percurso da banda portuense Taxi, com direito a momentos musicais com temas tão queridos do público como “Cairo” ou “Sozinho”.  Confira alguns dos momentos captados.

Texto & Edição/Irene Mónica Leite

Fotos &Áudio /Vítor Costa

Foi numa conversa bem animada que se revisitou a carreira dos Taxi, desde o início dos anos 70 ainda como banda de covers ‘Sticky Fingers’ em clara alusão aos The Rolling Stones que na altura inspiravam e cativavam jovens de todo o mundo para a música. O inglês, conforme explicaram João Grande e Rui Taborda, estava intrínseco para a génese do projeto portuense. É curioso que até ao início dos anos 80 o português como língua oficial do projeto estava definitivamente fora de questão. Até surgir proposta discográfica na condição de transformar e adaptar o repertório existente para português. O resto materializa-se na história que todos conhecemos.

A “chiclete” e a critica à sociedade de consumo imediato ainda é uma penosa realidade, talvez hoje mais negra, conforme se debateu nessa noite, assim como a critica à televisão em “TV WC”, que ainda hoje assume contornos mais dramáticos.

Agalmatofilia & outras coisas que tais

Partilharam-se histórias que marcaram o percurso da banda portuense e que animaram o público, como a da boneca insuflável em palco utilizada para interpretar o tema “Meu Manequim”, e as peripécias associadas.

A faixa “A Queda dos Anjos” também foi revisitada e cantada em uníssono pelo público. Quem diria que foi inspirada numa casa situada no Alto da Maia e que suscitava a curiosidade e vontade dos mais jovens adultos à época de frequentar a dita casa?

Houve espaço ainda para recordar a experiência de fazer a primeira parte de um concerto dos The Clash, em 1981.

O álbum “The Night” foi também recordado.

O ano de 2023 promete muitos concertos, e trará com ele um novo registo de originais, do qual faz parte um single de apoio ao povo ucraniano.

Publicar comentário