Odisseia estreia “Os meus vizinhos da tribo”
A 7 de agosto, pelas 22h30, o canal Odisseia estreia “Os Meus Vizinhos da Tribo”, uma série surpreendente que acompanha a mudança de Scarlett Moffat e da sua família do Reino Unido para uma réplica da sua casa, situada em Otjeme, uma aldeia tribal namibiana.
A poligamia, a relação das famílias com os idosos, os rituais que envolvem o nascimento das crianças, as tarefas atribuídas a cada elemento familiar, a disparidade de riqueza, as redes sociais ou o papel do homem e da mulher, são alguns dos temas com que se confrontam nesta série divertida, mordaz e muito inspiradora.
Com água corrente, eletricidade e todos os confortos habituais, viverão na aldeia Otjeme, habitada por 100 criadores de gado seminómadas Himba, com um estilo de vida extremamente tradicional e hábitos muito distintos.
Os Himbas aceitaram receber os Moffatt, pois agradecem a oportunidade de ver e julgar em primeira mão o estilo de vida sedentário, tecnológico e consumista ocidental de que apenas ouviram falar.
Neste intercâmbio antropológico invertido, os Moffatt enfrentam as perguntas e os julgamentos dos seus anfitriões, e veem-se obrigados a reconsiderar as suas próprias premissas e o seu modo de vida.
No segundo episódio, Scarlett começa por ficar chocada ao saber que as amigas, Kandisiko e Kaiterau, embora casadas, podem ter vários parceiros, tal como os seus maridos, surgindo uma incómoda conversa sobre poligamia em que é confrontada com as diferenças relativamente às relações entre as duas comunidades.
A 21 de agosto, pelas 22h30, os Moffatt estão a meio da sua estadia. A família dá as boas-vindas à avó Christine que faz amizade com Ruhandi, de 89 anos, levando à abordagem de como os idosos são tratados em ambas as culturas. Os Himbas ficam chocados ao saber que, no Reino Unido, os anciãos acabam em lares, em vez de serem acolhidos pelas suas famílias, tal como na sua comunidade.
Os Moffatt assistem ainda a um nascimento himba, no silêncio da noite. Tradicionalmente, o parto é silencioso, pelo que os aldeões ficam surpreendidos quando, mais tarde, veem na televisão um bebé britânico a vir ao mundo tão ruidosamente.
No último episódio, assistimos à última semana que os Moffatt passam com os Himbas. Os britânicos recebem o chefe da aldeia para um chá e descobrem que convidar a sua família significa convidar a maior parte da aldeia. A última noite é celebrada tal como a chegada – com uma enorme festa – antes da emotiva despedida para regressarem ao Reino Unido.
Publicar comentário