António Homem Cardoso revela o lado oculto das grandes estrelas
Através da lente do mestre da fotografia, vemos ícones do mundo das artes num universo alternativo, onde a imaginação é o fio condutor para um livro mágico.
António Homem Cardoso, o mestre da fotografia que eternizou ícones da cultura portuguesa, revela uma nova dimensão do seu talento em Alter Ego, um livro único e visionário que transporta o leitor para um universo de possibilidades. E se as grandes figuras artísticas do nosso país tivessem seguido caminhos completamente diferentes? Nesta obra, o fotógrafo convida-nos a explorar as vidas alternativas de personalidades que marcaram a história da arte em Portugal.
Conforme revela nota enviada às redações, ao longo de mais de cem retratos de nomes como Ruy de Carvalho, Simone de Oliveira ou Herman José, o autor capta o que os seus protagonistas poderiam ter sido, caso a arte não tivesse atravessado o seu destino. Cada fotografia, cheia de criatividade e subtileza, revela-nos uma faceta desconhecida e surpreendente de figuras que pensávamos conhecer. É um excelente exercício de imaginação e sensibilidade, que desafia a perceção do público e a identidade dos artistas retratados.
Com uma carreira com mais de uma centena de obras publicadas e uma vida dedicada à fotografia, António Homem Cardoso traz, em Alter Ego, um projeto que reescreve o conceito de retrato. Esta obra, nascida de uma parceria entre a Porto Editora, A Fundação Altice e a Casa do Artista desafia os limites da fotografia convencional, transformando cada imagem num jogo de reflexos e possibilidades.
O livro, editado pela Porto Editora, chega às livrarias dia 10 de outubro e a cerimónia de apresentação está agendada para dia 15 de outubro , às 18:30 , no El Corte Inglés de Lisboa . A obra será apresentada por José Raposo , ator e presidente da Direção da Casa do Artista, e Teresa Salema, diretora da Fundação Altice. António Homem Cardoso estará disponível para entrevistas.
Publicar comentário