Concertos Promenade 2024 terminam com “O Bolero” de Ravel e homenagem a José António Barros
Este domingo, 24 de novembro, às 11h00, o Coliseu Porto Ageas apresenta o último Concerto Promenade da temporada 2024: “O Bolero”, de Maurice Ravel, uma das obras mais amadas pelos melómanos de todo o mundo. O espetáculo terá ainda uma obra surpresa, escolhida por José António Barros, primeiro presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto.
Estreado na Ópera de Paris, em 1928, “O Bolero” é a obra mais famosa do compositor francês Maurice Ravel. Surgiu de uma encomenda da bailarina russa Ida Rubinstein para ser apresentada com bailado, mas a obra musical ganhou uma vida muito própria. “O Bolero” apresenta uma simples melodia que se multiplica num pungente crescendo orquestral, com um ritmo inflexível, dançante e hipnótico. O concerto será interpretado pela Orquestra Sinfónica da ESMAE e dirigido pelo maestro Cesário Costa.
Para além de “O Bolero”, o concerto contará com mais uma obra musical surpresa, escolhida por José António Barros, que subirá ao palco para contar o que a torna especial para si e ouvi-la junto do público.
Após o concerto terá lugar, no Foyer do Coliseu, uma sessão privada de homenagem a José António Barros, com o descerramento de uma placa comemorativa. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 30 anos da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto, fundada a 17 de novembro de 1995, e que vão decorrer durante o próximo ano.
Perante a ameaça de compra do Coliseu por um culto religioso, a cidade em peso saiu à rua para gritar “O Coliseu é nosso!”, numa manifestação espontânea sem precedentes. A luta de todos fez nascer a AACP, com José António Barros como primeiro presidente da Direção, cargo que manteve durante 18 anos (1996 – 2014). Até hoje, o Coliseu é gerido por esta associação sem fins lucrativos, mantendo-o vivo, eclético e com espetáculos para todos.
Em 2023, José António Barros foi condecorado com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, tendo recebido esta distinção das mãos do Presidente da República. Foi também presidente da Associação Empresarial de Portugal (2008 – 2014).
Os Concertos Promenade foram introduzidos em Portugal pelo Coliseu, em 2005, durante a liderança de José António Barros. Uma experiência musical e educativa para as famílias e crianças que, uma vez por mês, podem descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos comentados, com a participação de diversas orquestras e convidados especiais.
Os bilhetes custam entre 8€ e 14€, e há descontos de 20% para crianças/estudantes, Amigos Coliseu, Famílias (+ de 3 elementos), Maiores de 65 anos e portadores do Cartão Porto.
Publicar comentário