×

Margarida Montenÿ é a vencedora do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses

Margarida Montenÿ é a vencedora do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses

A acrobata e performer Margarida Montenÿ é a vencedora da terceira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses. A cerimónia de revelação e entrega do prémio teve lugar esta sexta-feira, 13 de dezembro, às 17h00, no Coliseu Porto Ageas.

Natural de Faro, Margarida Montenÿ (n. 1999) tem 25 anos e fez a sua formação na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo – Chapitô. Enquanto intérprete, tem colaborado com artistas e companhias de diferentes áreas, destacando-se o Ballet Contemporâneo do Norte, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Miguel Pereira, Companhia Erva Daninha, Circo Caótico, Vanda R Rodrigues/Antípoda, entre outros.

Margarida Montenÿ procura uma abordagem transdisciplinar na sua pesquisa e prática coreográfica, e as suas criações caracterizam-se por modelos e dispositivos de questionamento do espaço e interação passiva da audiência para com as performances, trabalhando sobre estados de intimidade, força e vulnerabilidade.

Cria em 2023 “BLUE”, uma coprodução Mostra Estufa – Teatro Municipal do Porto e Companhia Erva Daninha, e em 2022 “Simulacro” em parceria com Carminda Soares, uma coprodução Instável – Centro Coreográfico / Teatro Municipal do Porto e Teatro das Figuras. A abordagem transdisciplinar na investigação do movimento e da linguagem caracterizam o seu percurso, defendendo uma visão ampla do que pode ser o circo.

Destinado a jovens talentos das artes circenses ou da dança, o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas foi lançado em 2021, a propósito das comemorações dos 80 anos deste histórico teatro, em parceria com o Grupo Ageas Portugal.

De periodicidade anual, e com o valor de 5.000€, tem como missão promover talentos em duas áreas artísticas com forte impacto no panorama nacional – circo e dança – mas que nem sempre têm o reconhecimento público que merecem. Abrange intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros profissionais ligados a esta área, até 30 anos de idade.

O júri da categoria Circo foi constituído por cinco nomes relevantes nesta área artística: Isabela Cardinali, Israel Modesto, Luís de Matos, João Paulo Santos e Julieta Guimarães.

“Receber este prémio é uma honra imensa”, afirma Margarida Montenÿ, para quem este reconhecimento “é, sem dúvida, o reflexo de um esforço coletivo, só possível graças a todos aqueles que, ao longo dos anos, se dedicaram e trabalharam para a afirmação do circo em Portugal – uma arte que pulsa e que se reinventa continuamente. O caminho do circo é grande: para a frente, mas também para trás.”

No momento em que recebe esta distinção, a acrobata sublinha que representa “uma única voz dentro de um movimento muito maior”. “Espero que este prémio seja também uma oportunidade para que os espaços culturais olhem para o circo com mais atenção, permitindo-lhe continuar a reinventar-se e a desafiar as fronteiras de como o conhecemos. Que o circo, em toda a sua diversidade, possa continuar a crescer, a questionar, a provocar e a transformar-se.”

Para Miguel Guedes, Presidente do Coliseu, em nota enviada às redações, prémios como o Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas “são fundamentais em áreas artísticas de menor visibilidade, como o Circo e a Dança, reforçando a certeza dos artistas no seu caminho artístico e dando-lhes mais visibilidade e reconhecimento”.

“Elencar jovens artistas, premiando-os, surge como um desígnio do Coliseu. Nunca é demais reconhecer mérito”, sublinha. “É isso que fazemos mais uma vez este ano, premiando um novo valor no Circo, área artística que faz parte da génese e da identidade desta Casa.”

“Acreditamos que todas as formas de expressão cultural e artística merecem ser reconhecidas e iniciativas como esta não só contribuem para a valorização do setor cultural como fortalecem a relação de proximidade com a comunidade”, afirma Teresa Thöbe, Responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal. “Por isso, o Circo de Natal, com uma história original de Afonso Cruz, regressa para criar memórias inesquecíveis.”

Para Teresa Thöbe, “a fruição cultural é um direito de todos e todas, e é com enorme satisfação que abrimos as portas do Coliseu Porto Ageas para, em conjunto com a família, amigos, clientes, parceiros celebrarmos a arte, a magia, e a vida. Anteceder um espetáculo extraordinário com a entrega do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, é uma celebração a dobrar porque estamos a promover o talento, dando-lhe um merecido incentivo e reconhecimento.”

Na primeira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, em 2022, foi vencedor o acrobata aéreo Daniel Seabra. Em 2023, foi vencedora a bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro. Em 2025, será novamente a vez de distinguir um jovem talento na área da Dança.

Publicar comentário