“No resto do dia” e ao terceiro romance Carlos Costa explora novos horizontes.
Depois de explorar, no primeiro livro, as tensões individuais e familiares que um cão põe a descoberto na cratera social – em ebulição – do burgo portuense, e, no segundo, projetar no skyline da mesma urbe, então distópica, as relações perigosas entre a intimidade dos afetos e a política do espaço público, o dramaturgo portuense Carlos Costa deixa a sua “Invicta” ao terceiro romance e aventura-se em geografias mais distantes.
“No resto do dia” galga as margens do Parque Natural do Douro Internacional e vai até à África subsariana, para nos fazer olhar para o que (des)une uma cientista dedicada ao estudo de abutres, um escritor imerso na criação de mais uma obra e uma biblioterapeuta consumida pela investigação da biografia da avó…
Segundo nota enviada às redações, a primeira paragem do novo título, que tem a chancela da Teodolito (Edições Afrontamento) é, no entanto, Póvoa de Varzim, por ocasião da 26.ª edição do festival Correntes d’Escritas. Ensejo em que, de 15 a 22 do corrente, participarão mais de uma centena de escritores e que servirá de rampa de lançamento à obra. Acontecerá na sala de atos do Cine-Teatro Garret, no próximo dia 21 (sexta-feira), às 19h00.
Refira-se que a apresentação oficial de “No resto do dia”, essa, está agendada para 1 de março (sábado), às 17h00, no Porto, no Mira Forum, numa sessão dinamizada pela jornalista Mariana Correia Pinto, e em que participarão igualmente Paulo Bento (Edições Afrontamento), Carlos Veiga Ferreira (Teodolito), Manuela Matos Monteiro (Mira Forum), contando ainda com a presença especial do cantautor Valter Lobo, que interpretará duas músicas do novo álbum, “Melancólico Dançante”.
“No resto do dia” explora – entre o presente e as últimas décadas do século XX, da História dos ralis à do cineclubismo, dos prémios Nobel da literatura ao tráfico de alimentos – as “contradições íntimas, sociais e políticas, refletindo sobre o modo como somos transformados por aquilo que fazemos, ou até nos transformamos a nós próprios no que fazemos”, segundo a visão de Carlos Costa.
Agenda:
LANÇAMENTO: Festival Correntes d’Escritas, Póvoa de Varzim, Cine-Teatro Garret, na sala de atos, 21 de fevereiro, sexta-feira, 19h00. Rua José Malgueira, 13, Póvoa de Varzim.
LANÇAMENTO: Porto, Mira Forum, 1 de março, sábado, 17h00. Apresentação por Mariana Correia Pinto (jornalista), com a presença de Manuela Matos Monteiro (MIRA FORUM), Paulo Bento (Edições Afrontamento), Carlos Veiga Ferreira (Teodolito) e a participação especial de Valter Lobo (cantautor). Rua de Miraflor, 155-159, Porto
APRESENTAÇÃO: Mogadouro, Biblioteca Municipal Trindade Coelho, 8 de março, 18h00. Apresentação por Antero Neto, advogado, autor, investigador. Rua dos Bombeiros Voluntários, Mogadouro.
APRESENTAÇÃO: Peso da Régua, Biblioteca Municipal, 15 de março, 15h00. Apresentação por Maria José Lacerda, Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Peso da Régua. Rua da Ferreirinha, 65, Peso da Régua.
APRESENTAÇÃO: Coimbra, Casa da Esquina, 20 de março de 2025, 18h30. Apresentação por Ricardo Correia, dramaturgo, encenador, ator. Rua Aires de Campos, 6, Coimbra.
Publicar comentário