fontayne lança álbum de estreia “por gosto.”
Depois de se apresentar ao público com o EP “Bem-Vindo ao Meu Mundo” em 2024, o artista português fontayne estreia agora o seu aguardado primeiro álbum de longa duração, intitulado “por gosto.” — um registo composto por 11 faixas que fundem trap melódico, emo rap, dream pop e rock alternativo, num exercício de vulnerabilidade emocional, ambição artística e versatilidade sonora.
A acompanhar o lançamento do disco, é revelado o single “Paris”, tema que surge também com videoclipe. Produzido por Quantich Beats, responsável por sucessos como “Quer Voar” de Matuê, “Paris” mergulha o ouvinte num instrumental viciante que remete para universos sonoros de Don Toliver ou Travis Scott. A faixa destaca-se pela sua energia melódica e pelo testemunho cru de um episódio marcante na vida do artista, ocorrido numa noite no verão de 2023, em Vilamoura: “Estava num dos piores momentos da minha vida quanto à minha saúde mental. Dei por mim, ali no meio, a olhar para tudo e todos à minha volta a ter um momento de desassociação comigo mesmo. Não aguenteidesatei a chorar com tudo o que estava a acontecer comigo”, revela nota enviada às redações.
Entre desabafos sobre fragilidade e versos que revelam determinação, “Paris” transforma um momento de dor num hino de ambição — com fontayne a afirmar que um dia há de subir ao palco do mesmo local onde viveu aquele episódio.
O disco “por gosto.” abre com três faixas de registo mais casual — “Paris”, “Euros” e “Kobe” — onde o trap melódico assume o protagonismo. Mais à frente, temas como “No Meu Peito” e “Justo” (com participação do artista Jah) abrem espaço para uma abordagem mais introspetiva e romântica. A faixa “Sonho (Interlúdio)” marca a transição para o desfecho mais pacífico do álbum, com “Caminhada”, num registo que cruza dream pop e rock alternativo, mostrando a amplitude do universo musical de fontayne.
“Este álbum é uma mistura de sentimentos, emoções e da versatilidade que eu quero mostrar como artista musical.”
Influenciado por nomes como Juice WRLD, XXXTentacion, Travis Scott e Don Toliver, fontayne assume-se como um nome a seguir no panorama do emo rap e trap português. As suas letras abordam temas como saúde mental, amor, ambição, dor e redenção — sempre com um tom pessoal e transparente.
fontayne trilha o seu percurso de forma independente, acumulando experiências que o aproximam de uma nova geração de artistas que fazem da música o seu diário emocional. “por gosto.” é, como o próprio nome indica, uma entrega feita com honestidade e por vontade própria — um primeiro álbum que se quer ouvir do início ao fim.
O single “Paris” e o álbum “por gosto.” já se encontram disponíveis em todas as plataformas digitais.
Publicar comentário