Coliseu Porto Ageas lança Oficinas de Verão 2025
De 30 de junho a 29 de agosto, as Oficinas de Verão tomam conta de todos os espaços do Coliseu. E, contra todas as regras, é a vez de as crianças e os jovens tomarem o lugar da palavra. Curiosos? Depois de ter dado e sido palco de manifestos, lutas e revoluções, o Coliseu lança “Mani-Festa”, um desafio ao poder transformador das novas gerações, criando espaço para a expressão e criação.
De acordo com nota enviada às redações, as Oficinas de Verão convidam participantes dos 6 aos 12 anos e dos 12 aos 17 anos para oficinas artísticas onde a criação é uma forma de ação — e a escuta dos adultos, uma pequena revolução. Durante uma semana, são os mais novos que ensinam, conduzem, criam, provocam, explicam. O teatro e a brincadeira ganham novas regras, ditadas por quem habitualmente não dita nenhuma, encontrando na arte um espaço de encontro, partilha e surpresa.
Playground Coliseu – Oficina de criação de Jogos é pensada para crianças dos 6 aos 12 anos e é um convite à celebração da importância de brincar e da alegria do jogo, numa redescoberta da infância como território de liberdade. Ao longo da semana, as crianças assumem o papel de mestres da brincadeira, criando e testando jogos e desafios que vão transformar o Coliseu num verdadeiro playground original e surpreendente.
No final, em jeito de celebração, o Playground abrirá as portas às famílias para o derradeiro teste: os adultos ainda sabem brincar? Venham, que as crianças ensinam!
TRAMA – Oficina de Teatro Imersivo desafia os jovens dos 12 aos 17 anos a tramar das suas. Com que olhos veem os adolescentes o mundo que vivem tão intensamente? Ao longo de uma semana, os jovens assumem o controlo da narrativa para explicar performativamente ao mundo o que é ser adolescente hoje: que injustiças enfrentam, que sonhos perseguem, que preconceitos querem desmontar?
Numa experiência de criação coletiva, entre ironia, mistério, ficção e humor, vamos construir personagens, desconstruir ideias falsas, arriscar caricaturas e fazer do teatro um caminho para a voz. No final da semana, as famílias são convidadas a assistir ao espetáculo. Preparem-se: a juventude é tramada!
O programa é desenvolvido pelo Serviço Educativo do Coliseu, fundado no verão de 2023 e que está a celebrar o segundo ano de uma atividade intensa, com oficinas para todas as idades, campos de férias para crianças e jovens, programas escolares, programas sociais, parcerias com outras instituições culturais da cidade, visitas guiadas temáticas e a edição de um livro-jogo para os alunos das escolas. Uma valência transformadora no Coliseu, para envolver os públicos com a cultura e com este teatro cheio de histórias para contar.
Nas Oficinas de Verão, cada atividade tem a duração de uma semana e os grupos dividem-se por idades: 6 – 12 anos e 12 – 17 anos, alternadamente até 29 de agosto. As inscrições podem ser efetuadas via formulário, através da Ticketline ou diretamente na bilheteira do Coliseu Porto Ageas. Mais informações em www.coliseu.pt.
Publicar comentário