×

Odisseia homenageia Jane Godall com a exibição de “Trimates”

Odisseia homenageia Jane Godall com a exibição de “Trimates”

O Odisseia presta homenagem à primatóloga britânica Jane Goodall, que faleceu esta quarta-feira, 01 de outubro,  aos 91 anos, com a emissão do documentário de dois episódios “Trimates”, hoje, quinta-feira, 2 de outubro, às 22h30.

De acordo com nota enviada Às redações, esta produção retrata a história épica de três mulheres que dedicaram a vida ao estudo dos grandes primatas – os parentes vivos mais próximos da Humanidade. Jane Goodall, Dian Fossey e Biruté Galdikas revolucionaram o conhecimento científico e mudaram para sempre a forma como vemos chimpanzés, gorilas e orangotangos, seres que partilham 96% do nosso ADN.

Até há meio século, pouco se sabia sobre estes animais para além das caricaturas em filmes como King Kong ou Tarzan. Graças ao trabalho pioneiro das “Trimates”, ficou claro que os grandes primatas são seres inteligentes, sociais e sensíveis.

• Jane Goodall deixou a Inglaterra aos 26 anos para viver entre os chimpanzés de África, tornando-se a maior especialista do mundo nesta espécie e uma das mulheres mais inspiradoras do nosso tempo. O seu percurso está documentado em mais de 40 filmes e séries.

• Dian Fossey, americana, defendeu com paixão os gorilas-das-montanhas do Ruanda, tornando lendária a sua causa, apesar do trágico desfecho da sua vida.

• Biruté Galdikas, canadiana, embrenhou-se nas selvas profundas do Bornéu para estudar orangotangos, onde ainda hoje continua ativa na sua conservação.

O documentário mostra não só as conquistas destas três aventureiras, como também o legado que deixaram: uma nova geração de mulheres cientistas e conservacionistas que seguem os seus passos no estudo, na proteção e na convivência com os grandes primatas.

Publicar comentário