×

Coliseu celebra 30 anos das manifestações de 1995 com Concerto, Conversa e lançamento do Livro “O Coliseu é Nosso”

Coliseu celebra 30 anos das manifestações de 1995 com Concerto, Conversa e lançamento do Livro “O Coliseu é Nosso”

No ano em que se assinalam 30 anos da grande manifestação popular de 4 de agosto de 1995 na Rua Passos Manuel, o Coliseu Porto Ageas anuncia os últimos eventos de celebração, e uma grande novidade. Ao concerto “Todos Pelo Coliseu”, que na noite de 30 de outubro volta a reunir em palco Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Óscar Branco, GNR, BAN, António Pinho Vargas, o Orfeão Universitário do Porto e As Amarguinhas, soma-se a conversa “1995 – O Verão Quente do Coliseu” e o lançamento do livro “O Coliseu é Nosso”.

Agosto de 1995. O telefone fixo da casa do ator Júlio Cardoso toca incessantemente. Do outro lado da linha, Avelino Tavares, da ‘Mundo da Canção’, anuncia em sobressalto: “O Coliseu foi vendido à IURD. Temos de fazer alguma coisa. Já”. À mesma hora, os telefones de tantas casas do Grande Porto começaram a tocar, num movimento de revolta coletivo que culminou na grande manifestação que encheu a Rua Passos Manuel e mobilizou milhares de cidadãos, artistas, instituições e o poder político. Uma união que fez a força, e que permite que, 30 anos depois, o Coliseu continue a ser Nosso, como se gritou em 1995, começa por avançar a nota enviada às redações.

São essas histórias que o Coliseu eterniza agora em livro, da autoria do jornalista Valdemar Cruz. “O Coliseu é Nosso” propõe uma viagem através de um período marcante na memória do Porto e da sua Área Metropolitana, contado de viva voz por quem o protagonizou e testemunhou.

Refira-se que o livro inclui uma generosa seleção de fotografias, algumas inéditas, e recortes de jornais da época, com destaque para o dia da manifestação, bem como a cronologia dos momentos mais marcantes da história do Coliseu desde a sua inauguração, em 1941, passando pelos detalhes que tornam o edifício uma joia arquitetónica do Modernismo.

O lançamento do livro acontece no mesmo dia do concerto “Todos Pelo Coliseu”, dia 30 de outubro, às 18h00, no Salão Ático, com entrada livre. A apresentação será feita por Miguel Guedes, presidente do Coliseu, o jornalista Joaquim Fidalgo e o historiador Joel Cleto, com a presença do autor, Valdemar Cruz.

Dois dias antes, a 28 de outubro, às 18h30, terá lugar também no Salão Ático a conversa “1995 – O Verão Quente do Coliseu”. O músico Pedro Abrunhosa, o historiador Hélder Pacheco e a ex-vereadora da Cultura Manuela de Melo – personalidades que estiveram na linha da frente dos protestos em defesa do Coliseu – recordam de viva voz as ações que permitiram reverter uma venda que chocou a população e que parecia impossível de travar, transformando a maior e mais icónica sala de espetáculos da cidade, e da Área Metropolitana, num local de culto religioso. À conversa junta-se o autor do livro “O Coliseu é Nosso”, Valdemar Cruz.

Publicar comentário