×

Film Symphony Orchestra em estreia em Portugal

Film Symphony Orchestra em estreia em Portugal

fso

Trata-se da primeira vez que a Film Symphony Orchestra (FSO) sai das fronteiras espanholas e escolhe Portugal para a sua estreia internacional, no âmbito de uma ambiciosa digressão com mais de 60 concertos. A FSO atua em Portugal em duas datas: no dia 10 de março no Coliseu do Porto e no dia 4 de maio no Coliseu dos Recreios em Lisboa.


O mote da visita da FSO (a única orquestra ibérica dedicada exclusivamente a bandas sonoras de cinema) é o de homenagear a carreira de John Williams, um dos maiores e mais reconhecíveis compositores de cinema, responsável pela banda sonora de filmes como Indiana Jones, E.T – O Extra Terrestre, o Tubarão, de Steven Spielberg, o Episódio IV de Star Wars, o primeiro filme da saga Harry Potter, entre outros.
2Refira-se que John Williams, atualmente o compositor mais premiado de Hollywood, “recebeu a sua primeira nomeação a estes prestigiados prémios há 50 anos através, pelo trabalho feito na banda sonora de ‘O Vale das Bonecas’. Volvida esta metade de século, é agora homenageado pela FSO numa digressão internacional com mais de 60 espetáculos, começando no Porto e em Lisboa”, revela nota enviada às redações.
O público é uma parte elementar dos espetáculos da FSO, tanto é que os milhares de fãs da orquestra vão todos os anos aos concertos, muitas vezes disfarçados, para viver a “experiência FSO”.
Esta experiência acontece tanto pelos comentários do carismático diretor da orquestra, Constantino Martínez-Orts, que introduz cada música para que o espetador possa situar-se no filme e reparar nos detalhes que fazem da banda sonora uma obra-mestra, como pelo espetáculo de luzes que acompanha a música, como também pelas atividades “extra” incluídas nos espetáculos e outras surpresas a anunciar.
De acrescentar que a FSO Tour 2018/19 apresentará um novo vestuário, transgredindo uma vez mais as convenções da música sinfónica, em que todos os músicos aparecerão no cenário com uma roupagem “futurista, transgressora e cheia de força”, conforme as palavras do estilista da FSO, Jaime Guillem.
A orquestra sinfónica, líder em Espanha da música de cinema, começou a FSO Tour 2018/19: Especial John Williams com três grandes concertos em Madrid, Barcelona e Valência e percorrerá mais de 30 cidades, fazendo mais de 60 concertos

Publicar comentário