
No próximo domingo, dia 24 de novembro, às 19h00, há para assistir, no âmbito do Porto Post Doc, no Cinema Passos Manuel ao documentário “No Porto de Leixões – Panorama”, um documentário de Renata Sancho.
No Porto de Leixões – Panorama é uma viagem sem diálogos no interior do porto de Leixões. “Num movimento quase contínuo atravessamos a zona portuária e assistimos ao desenrolar das actividades portuárias enquanto escutamos o rebuliço das cidades circundantes”, começa por revelar nota enviada às redações.
O filme integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc e conta com a presença da realizadora e da actriz Paula Garcia, que irá ler alguns excertos de textos sobre a construção do Porto de Leixões.
“No Porto de Leixões – Panorama é o primeiro episódio de uma série documental localizada no porto de Leixões. O porto, construído junto à foz do rio Leça no final do século XIX, é a maior infraestrutura portuária artificial a Norte de Portugal, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul. É um lugar vivo com características sonoras muito particulares, onde sons da cidade se misturam com a confusão sonora típica da proximidade do mar e da actividade portuária: gritos das gaivotas, o bater da água junto aos ancoradouros, as sirenes dos barcos-patrulha, os apitos dos navios, o som dos rádios de comunicações, o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores. O que pretendo é reconstituir o Genius Loci** do porto de Leixões na projecção do filme numa sala de cinema”, revela Renata Sancho em nota enviada às redações.
** espírito ou a atmosfera do lugar
Comment here