×

Documentário sobre o Porto de Leixões este domingo

Documentário sobre o Porto de Leixões este domingo

No próximo domingo, dia 24 de novembro, às 19h00, há para assistir, no âmbito do Porto Post Doc, no Cinema Passos Manuel ao documentário “No Porto de Leixões – Panorama”, um documentário de Renata Sancho.

No Porto de Leixões – Panorama é uma viagem sem diálogos no interior do porto de Leixões. “Num movimento quase contínuo atravessamos a zona portuária e assistimos ao desenrolar das actividades portuárias enquanto escutamos o rebuliço das cidades circundantes”, começa por revelar nota enviada às redações.

O filme integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc e conta com a presença da realizadora e da actriz Paula Garcia, que irá ler alguns excertos de textos sobre a construção do Porto de Leixões. 

 “No Porto de Leixões – Panorama é o primeiro episódio de uma série documental localizada no porto de Leixões. O porto, construído junto à foz do rio Leça no final do século XIX, é a maior infraestrutura portuária artificial a Norte de Portugal, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul. É um lugar vivo com características sonoras muito particulares, onde sons da cidade se misturam com a confusão sonora típica da proximidade do mar e da actividade portuária: gritos das gaivotas, o bater da água junto aos ancoradouros, as sirenes dos barcos-patrulha, os apitos dos navios, o som dos rádios de comunicações, o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores. O que pretendo é reconstituir o Genius Loci** do porto de Leixões na projecção do filme numa sala de cinema”, revela Renata Sancho em nota enviada às redações.

** espírito ou a atmosfera do lugar

Publicar comentário