×

Conhece o programa infantojuvenil da Feira do Livro do Porto

Conhece o programa infantojuvenil da Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal até ao próximo dia 13 de setembro, oferece também um vasto programa infantojuvenil, com mais de uma vintena de iniciativas, dirigidas a crianças e jovens, inclusive a bebés.


De acordo com o portal de noticias do porto, menção para as conversas à volta de livros, leituras de contos, oficinas itinerantes, visitas performativas, workshops de ilustração, entre outras sugestões, todas elas obrigando organização e participantes ao cumprimento de rigorosas medidas preventivas.
Refira-se que as atividades são de participação gratuita, mas com entradas limitadas, à exceção do Mini Portobelo, mercado protagonizado pelos mais novos que, este fim de semana (dias 5 e 6 de setembro), se instala no Lago dos Cavalinhos.

A aposta incide numa programação satélite, que não pode ser dissociada da organização do certame retomada pela Câmara do Porto em 2014. De edição para edição há novas propostas que se juntam, como aquela que este ano leva “Concertos de Bolso” à Casa do Roseiral ao final da tarde.

Na secção dedicada aos mais jovens, que já vem sendo apanágio da agenda cultural da Feira do Livro do Porto, a edição de 2020 arroja, ao apresentar um catálogo de atividades ainda mais cuidado e variado, desenhado de acordo com estímulos que podem e devem ser incentivados nestas franjas etárias, fulcrais para moldar o perfil dos adultos de amanhã.

Este programa que põe em contacto bebés, crianças e adolescentes com a música, a literatura, as artes plásticas, o teatro, em suma, com a cultura, o festival literário propõe oficinas itinerantes de ilustração , ministradas por Bárbara Rocha, e sessões para desenvolver a criatividade na arte de brincar, dirigidas a crianças a partir dos seis anos, sob a condução de Simão Bolivar.

 

De mencionar que a lotação de cada sessão é limitada, sendo necessária a inscrição prévia através do email bmp@cm-porto.pt. Nas sessões, cada criança participante tem de estar acompanhada por um adulto.

A titulo de exemplo, este sábado, dia 5, há “Música para todos”, na sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dirigida a famílias com bebés entre os 18 e os 36 meses. A sessão tem início às 11 horas. A esta proposta juntam-se outras, como aquela que gira em torno de uma conversa “À volta dos livros”, sob o tema “Fungagá da Bicharada”, com a autora e ilustradora Eduarda Lima, marcada para as 16 horas, no mesmo local.

Publicar comentário