×

ED TV (1999)

ED TV (1999)

Numa tentativa de melhorar a audiência, um canal a cabo decide documentar o quotidiano da vida de alguém e transmiti-lo ao vivo como um programa de televisão. O sortudo é Ed Pekurny, funcionário num videoclube. Mas as complicações acabam por ser inevitáveis, e a vida pessoal de Ed com a sua namorada e o seu irmão fica tensa.

Nota da Redação:

Desconhecia este filme. Apanhei este domingo de surpresa na RTP Memória. Só tenho a referir que a pelicula infelizmente enfrentou um péssimo timing: a estrondosa atuação de Jim Carrey em The Truman Show, um ano antes.

A intenção era praticamente a mesma, acabando esta pelicula, protagonizada por um jovem Matthew McConaughey ficar praticamente no esquecimento. No entanto, não deixa de ser uma antecipação assustadora da atualidade. O Big Brother e a sua fantochada à base da venda da privacidade. Na verdade, todos os dias assistimos à vida de muitos “Ed´s” e ansiamos por “sangue, suor, lágrimas”, depositando sonhos e frustrações sobre estas marionetas televisivas…

E com este filme fiquei a saber onde a Cristina Ferreira se inspirou para o seu novo livro: no livro do Ray (irmão do ED que tb decidiu ‘lavar roupa suja’). A história continua….e não deixa de ser interessante que a paródia em 1999 permanece e “bomba” audiências diariamente em Portugal e não só …

Irene Mónica Leite

Jornalista 

Publicar comentário