×

Filme Português de Ana Rocha candidato aos óscares

Filme Português de Ana Rocha candidato aos óscares

“Listen” de Ana Rocha de Sousa foi o filme escolhido pela Academia Portuguesa para representar Portugal à nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Para a realizadora ‘’ver ‘Listen’ escolhido como candidato de Portugal “é uma imensa honra. Fazer chegar o filme e a sua temática à short-list dos Óscares é um sonho cada vez mais próximo. Só sei que onde eu for Portugal vai de mãos dadas comigo. Poder representar o meu país é mesmo o melhor dos prémios’’.

Distribuído pela NOS Audiovisuais, ‘Listen’ é o filme português mais visto de 2020, com mais de 32.500 espetadores e uma receita bruta que ascende aos €180.000,00.

Com Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a britânica Sophia Myles nos principais papéis, “Listen” é a primeira longa-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado numa história real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem a segurança social retira a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. O filme chegou a 22 de outubro aos cinemas nacionais e continua em exibição nas salas de norte a sul do país e ilhas.

‘Listen’ teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, ‘Bisato d’Oro’ e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.

Sinopse
Em ‘Listen’, Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia), vivem nos subúrbios de Londres e acabam por enfrentar sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’ levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim, e tudo se complica com o passar do tempo. Baseado em factos reais, ´Listen´ aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram, injustamente, os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.

Publicar comentário