×

Sessões Porto Post Doc esta quinta-feira

Sessões Porto Post Doc esta quinta-feira

Encontro novamente marcado esta quinta, dia 03 de dezembro, ao Passos Manuel para uma tarde de sessões que revisitam alguns dos filmes vencedores da edição deste ano. A tarde arranca pelas 16h00 com a exibição de Êxtase, filme agraciado com o prémio SPAutores – Cinema Falado. Realizado por Moara Passoni e produzido por Petra Costa (Democracia em Vertigem), Êxtase acompanha a história de Clara, uma jovem a lidar com a sua anorexia no quadro de um cenário político caótico do Brasil dos anos 90. Neste filme, a anorexia torna-se num modo de Clara desafiar a feminilidade e encontrar um lugar num mundo incerto, surreal, e brutal. Seguimos com nova proposta vinda do Brasil.

Refira-se que o vencedor do Grande Prémio Vicente Pinto de Abreu, Partida, é apresentado pelas 18h00. A primeira longa do actor Caco Ciocler, acompanha a viagem de uma trupe inusitada em defesa das utopias: tentar celebrar a passagem de ano nos braços da sua maior inspiração, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.

O dia encerra com um filme sobre a cidade. A Nossa Terra, O Nosso Altar valeu a André Guiomar o prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro para melhor realizador emergente. Rodado ao longo de sete anos, testemunha as últimas rotinas quotidianas dos habitantes do bairro do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição do bairro arrastou-se durante anos. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem impotentes à lenta desfiguração do seu passado.

Publicar comentário