VII edição do Portingaloise
O PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas está de volta para a sua 7ª edição, cujo Ciclo de Primavera se realiza já no próximo dia 17 de abril.
Promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística, e direção artística de Catarina Costa e Silva, o Festival contempla as componentes de criação original do Ensemble Portingaloise, investigação/encontro académico e formação em dança histórica. Devido às condicionantes impostas pela situação sanitária atual, a edição da Primavera acontecerá em formato digital e será gratuita, esperando-se que a edição de Verão aconteça já em formato presencial.
Nesta edição da Primavera, conforme revela nota enviada às redações, destaque para a reposição do Auto do Labirinto (2018) que no dia 17, às 16h00, estará disponível em streaming na página de Facebook do Armazém22. O Auto do Labirinto (ou Auto do Amor, uma cocriação entre o Ensemble Portingaloise e Il Dolcimelo), é um espetáculo de dança, música e teatro à volta de repertório do século XVI europeu, composto a partir de textos dramáticos quinhentistas que nos descrevem ambientes e relatam intrigas amorosas.
Com base num repertório dramático quinhentista, os personagens – eleitos entre os pares amorosos, o sedutor, a alcoviteira e outros que medram no Paço ou no terreiro – terão os seus serões de corte povoados por danças baixas e altas – pavana, galharda, tordião… – revelando os seus dotes coreográficos e musicais. Não faltam os instrumentos de corte e de folia, indispensáveis para a dança ou para a serenata ao luar. O Auto do Labirinto tem texto e direção musical de Isabel Monteiro e direção cénico-coreográfica de Catarina Costa e Silva.
Refira-se que no âmbito académico, entre as 17h00 e as 19h00 vai realizar-se uma Mesa Redonda sobre a reposição do Auto do Labirinto. Participam Isabel Monteiro e Catarina Costa e Silva (responsáveis pela direção musical e cénica do espetáculo) e intérpretes, contando com a moderação da Professora Ana Isabel Buescu (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), sob a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Será transmitida via streaming através da página de Facebook do Armazém22.
Na componente formativa, será realizada uma aula online, via plataforma Zoom, sobre o repertório coreográfico renascentista abordado no espetáculo. Esta aula acontece entre as 11h e as 13h00 e destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança. Para a participação nesta aula síncrona, é necessária inscrição prévia.
Esta edição inclui ainda a residência artística de “Balle de las Danças”, que acontece no dia 18, como atividade não pública. A aguardada estreia do espetáculo homónimo acontecerá apenas em setembro 2021, no âmbito do Ciclo de Verão do Festival Portingaloise, que se realiza no Armazém22, Gaia, entre 9 e 12 de setembro.
Auto do Labirinto | PORTINGALOISE from Kale Companhia de Dança on Vimeo.
Publicar comentário