×

Uma Família às Direitas revisitada

Uma Família às Direitas revisitada

“All in the Family” (título em Portugal, “Uma Família às Direitas” ) é uma popular e premiada sitcom de televisão norte-americana. O seu primeiro episódio foi transmitido na rede CBS no dia 12 de janeiro de 1971 e o último no dia 8 de abril de 1979 na mesma emissora, marcando gerações pela sua atualidade até hoje.

Texto/Irene Mónica Leite

“Uma Familia às Direitas” é uma serie intemporal que marca gerações até hoje. É preciso ter coragem em plenos anos 70 (a segregação racial na América ainda era uma realidade e uma ferida bem aberta) para abordar temas como a sexualidade (para as mulheres, sobretudo), a homossexualidade, a afirmação da individualidade das mulheres ou o corte urgente que a época das flores no cabelo, trouxe para com os costumes.

E através dos casais Archie e Edith Bunker, Gloria e Michael Stivic, assistimos de uma forma humoristica ao fosso geracional e à necessidade de enfrentar clichés e preconceitos.

Desde as caricaturas e os concursos de beleza para bebés, aventuras sexuais antes do casamento , com grande tabu para o caso feminino, ideologias politicas mais liberais, olhadas com suspeita pela geração “veterana”, entre outros aspectos “fracturantes”, abordados sob uma perspectiva bem humorada.

Essa coragem na criação desta serie em plenos anos 70 (a serie completa em 2021 uns respeitosos 50 anos!) é já motivo para seguimento!

Todos os actores são fabulosos e em sintonia, mas a minha vénia vai para o Archie. Apesar de representar “o tempo da outra senhora” os seus jeitos tão autênticos conquistam mesmo  o espectador mais liberal,  que acaba por não conseguir resistir a uma hilariante empatia.

Este programa foi muito popular, ficando em primeiro lugar na lista dos mais assistidos de acordo com o Instituto Nielsen por cinco temporadas, de 1971 a 1976. Apenas dois outros programas, The Cosby Show e American Idol repetiram o feito. Em 2002, foi eleito o quarto melhor de todos os tempos pela revista TV Guide.

A serie, volvidos cerca de 50 anos, continua assustadoramente atual, o que nos deve fazer pensar.

Já evoluímos, retrocedemos, ou continuamos estagnados?

Em Portugal, já foi transmitido várias vezes, e sempre com grande sucesso. Foi transmitido na RTP1 durante os anos 70 e 80. Repetiu na RTP2 em 2001 e na RTP Memória em 2010.

Recomendamos a visualização desta serie.

Voltou a repetir na RTP Memória.  Apontem nas vossas agendas!

Em setembro de 1979, o personagem principal de “All in the Family”, Archie Bunker, retornou à CBS com um novo programa, o “Archie Bunker’s Palace” (que durou quatro anos, até 1983).

Publicar comentário