×

Projeto “Vozes de Gaia” trabalha literacia mediática

Projeto “Vozes de Gaia” trabalha literacia mediática

O projeto de inovação social “Vozes de Gaia”, criado pelo jornal Público e pela Fundação INATEL com apoio da Câmara Municipal de Gaia como investidor social, teve início a 3 de maio. 

Refira.se que este projeto surge com dois objetivos primordiais: promover a literacia mediática e a educação para os media, fornecendo competências e ferramentas que possibilitem, aos participantes, entender melhor o setor dos media, navegar no universo da informação digital com maior segurança, reconhecendo as fake news, e contribuindo, ainda, para o aumento da cidadania ativa, bem como para a redução do isolamento e da exclusão social.

Destinado a residentes em Gaia com mais de 55 anos, o “Vozes de Gaia” pretende alcançar 360 cidadãos que serão orientados por jornalistas profissionais, na recolha, produção e edição de conteúdos de imprensa e rádio, incluindo podcasts.

Sempre sob a supervisão de um jornalista ligado ao jornal Público, a meta é fazer com que os novos “jornalistas” saibam recolher informação credível, façam o cruzamento de fontes, distingam uma notícia verdadeira de uma falsa, dominem as técnicas essenciais da fotografia/vídeo, assim como a aprendizagem das técnicas de escrita para rádio e animação.

Refira-se que em cada uma das sessões semanais, conforme avança o portal da Câmara de Gaia,  haverá a rotina de uma redação: reunião inicial, escolha de notícias, distribuição de temas, escolhas de primeira página/destaque na homepage do “Vozes de Gaia”. Para maior integração no projeto, haverá ainda a atribuição de tarefas entre cada uma das sessões formativas (trabalhos de casa).

Com vista ao combate ao isolamento e à exclusão social, além dos trabalhos dentro e fora da redação, os participantes terão a oportunidade de, em conjunto, contactar com a comunidade envolvente, incluindo agentes sociais, culturais, políticos e outros, com relevância no concelho de Gaia.

As dúvidas poderão ser esclarecidas através do número 226 151 000.

Publicar comentário