Nacionais

Cassete Pirata lança single “Só Mais Uma Hora”

Esta sexta-feira, 17 de setembro, Cassete Pirata reivindica “Só Mais Uma Hora”. O novo single da banda irrompe a agitar as águas paradas e antecede um dos próximos discos mais aguardados no panorama pop rock português. A batida groovada a braço dado com a melancolia, tão própria das letras e das melodias de Cassete Pirata, rebenta aqui, mais uma vez.

Vá não tem de ser pra sempre
Mas fica só mais uma hora

“Só Mais Uma Hora”, só mais um instante, aqueles instantes que parecem para sempre, aquela mais uma hora de eterno retorno. É a estes momentos que a banda convida a uma homenagem, um refrão que podemos todos gritar em conjunto, uma ode aos convívios, à música e às noites a perder de vista e que nos carregam as energias para enfrentar a criatividade e a vida.

O vídeo que acompanha o single  conta  com a realização de Tiago Brito e produção da Litoral Filmes.,

De acordo com nota enviada às redações, neste outono, dia 8 de outubro, será lançado o disco A Semente do que já tinha sido plantado pela primeira longa duração da banda em 2019, A Montra. O novo trabalho vai despontar nas plataformas digitais e, em formato físico, em CD (disponível a partir de 8 de Outubro) e em LP (a partir de Janeiro de 2022) pela Rastilho Records, estando ambos em pré-venda a partir de hoje aqui.

Refira-se que este disco surge como resultado de um período de reflexão, de introspecção dirigido sobretudo ao facto de, de um modo geral, nos termos desligado da terra, da vida plena e serena em comunidade, em detrimento do perigoso individualismo de que a virtualidade, por vezes anónima, nos tende a encaminhar.

Olha lá que a Semente
é da gente que a mantém
Olha lá, faz diferença
na corrente que aí vem

Trazido do refrão de outra das canções do disco, Cassete Pirata lembra que, depois de lavrar e cuidar dos nossos terrenos com respeito mútuo, temos que saber escolher e dar uso às nossas sementes.
“Se for decisão nossa, e para ontem, quanta coragem vamos ter para mudar já o que precisamos de enfrentar? Queremos que este disco faça estas perguntas, aponte alguns factos, deixando as respostas em aberto para que todos nós, juntos – banda e ouvintes -, as consigamos ir encontrando.” é Pir, vocalista e guitarrista, que nos desafia.

Escritas ao longo dos últimos meses, as canções d’A Semente geraram-se no lar do vocalista, no silêncio insone entrecortado pela descoberta da paternidade. Foram sendo trabalhadas por toda a banda, remotamente e sempre que foi possível vingarem as saudades de estarem juntos.

Num trabalho artístico serrado com o produtor musical Moritz Kerschbaumer, que veio manter a fasquia de qualidade carimbada por Benjamim desde o início da banda, os temas ganharam o corpo e a textura de campos férteis.

Na íntegra, o novo disco será levado pela primeira vez a palco dia 20 de Outubro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Mas por outras estradas do país Cassete Pirata tem já revelado algumas das canções e energias renovadas dest’A Semente.

Cassete Pirata estreou-se em palco há cinco anos no carismático Popular Alvalade, em Lisboa, e desde logo nos prometeu desvendar o que de emocional e energético se pode traduzir em canção portuguesa.
A sua discografia conta com um EP de abertura (Cassete Pirata, 2017) e um disco de revelação (A Montra, 2019). No decorrer do último ano entraram-nos em casa um punhado de canções dos Cassete Pirata através da série portuguesa Até Que a Vida nos Separe, pela RTP, nomeada agora para o Prix Europa 2021. Ao longo de todo o percurso da banda, os singles mais destacados pelas rádios nacionais constituem uma lista invejável, desde “Próxima Viagem”, “Chora Mãe”, “Ferro e Brasa”, “Outro Final Qualquer” e “Pó No Pé”.

Agenda de concertos
01 Outubro – Salão Brazil, Coimbra
02 Outubro – North Music Fest, Porto
20 Outubro – Lançamento Disco “A Semente”, Teatro Maria Matos, Lisboa
22 Outubro – Avenida Café Concerto, Aveiro
23 Outubro – a anunciar
27 Novembro – Associação Artistas, Faro

Comment here