Canal História emite em exclusivo “Titãs do Século XX”
O Canal História estreia em exclusivo no dia 13 de dezembro, a partir das 22h15 episódio duplo de “Titãs do Século XX”, a série documental que resgata a biografia das figuras mais importantes do século XX desde o último disparo da Primeira Guerra Mundial até à vitória de Mão Zedong.
Franklin D Roosevelt, Winston Churchill, Adolf Hitler e Josef Estaline apesar de não parecerem ter características comuns, a ambição de liderar e o gosto pelo poder transformou-os nos quatro indivíduos mais poderosos dos tempos modernos.
De acordo com nota enviada às redações, ao longo de seis episódios, o telespetador reviverá a história do século XX através da liderança, do poder e da destruição em massa.
O império que construíram, apoiados por personalidades como Mussolini, Franco, Gandhi e Mao Zedong, teve como cenário alguns anos de agitação, incerteza e genocídio que desembocaram numa das derrotas mais apoteóticas da História moderna.
SINOPSES:
Um Novo Mapa do Mundo
13 de dezembro, às 22h15
Paul von Hindenburg tem 71 anos e é um famoso general, mas pelo lado de perdedor. Nesta série será descrita a reeleição dele, já na casa dos 80 anos, para Presidente do Reich e como, nessas funções, nomeou Adolfo Hitler para Chanceler. Marshal Petain é um herói de guerra de 63 anos. Quando a próxima guerra rebentar, ele será escolhido como um vilão, ao liderar o Governo colaboracionista de Vichy em França. Gandhi andou a conduzir uma ambulância na Frente Ocidental, Lenine lutou para estabelecer a sua jovem revolução, Franklin D. Roosevelt foi Secretário da Marinha dos EUA, mas, em 1921, uma carreira promissora foi arruinada pela poliomielite. Adolfo Hitler (aos 29 anos) acaba a guerra num hospital militar. Lenine morreu em 1924 e das suas (semi) trevas surgiu um verdadeiro titã: Josef Estaline, já com 46 anos. Estes anos de festim nos Estados Unidos, mas de fome em grande parte da Europa são o cenário em que os nossos titãs atuarão: Churchill luta para retomar uma carreira política, Gandhi, na Índia, começa a luta que lhe trará fama e a libertação do seu povo, o Major Eisenhower é o Chefe de Estado do General Douglas MacArthur, Ho Chi Minh é empregado de mesa em Paris e um outro titã dá um passo em frente…Mussolini sobe ao poder.
Festim e Fome
13 de dezembro, às 23h05
Disfarçando a sua incapacidade de uma forma que não seria possível hoje, Franklin Delano Roosevelt chegou à Sala Oval. O crash da Bolsa em 1929 transformou-me inevitavelmente na Grande Depressão que atingiu todos os países na Terra. Os titãs ergueram-se e caíram numa era de desemprego e fome: Hitler tornou-se chanceler na Alemanha, Mussolini assegurou o poder absoluto, Espanha iniciou uma revolução política que trouxe Francisco Franco para o poder (a famosa “La Pasionaria”) e Estaline apertou o certo, ainda mais, com purgas e experiências e numa Índia, cada vez mais instável, Gandhi liderou a “A Marcha do Sal”.
As Trevas Perduram
20 de dezembro, às 22h15
A ameaça da guerra intensificou-se… A guerra chegou à Etiópia com a invasão italiana e ameaçou a Europa com a ocupação alemão da Renânia e a anexação da Austrália. A Espanha e a China mergulharam em guerras civis terríveis. Mao Zedong liderou o Partido Comunista chinês até um porto seguro no fim da “A Longa Marcha” e as fações adversárias – Mao e Chiang Kai-shek – uniram-se perante a invasão do Japão.
A Hora Mais Negra
20 de dezembro, às 23h05
A guerra civil espanhola atingiu o seu clímax sangrento, a Liga das Nações parecia indefesa contra as agressões da Itália, da Alemanha e do Japão. Neville Chamberlain foi o homem do momento, mas Adolfo Hitler foi o maior homem de todos os tempos. O ano de 1938 reuniu um grupo de titãs, quando Chamberlain inventou a “diplomacia vaivém” em Munique, e cinco juntaram-se a Hitler e a Mussolini, convictos de que Hitler tinha assegurado “a paz no mundo” … Mas a paz era a última coisa que Hitler tinha em mente, e este episódio termina com a guerra que volta a fustigar toda a Europa.
Guerra Mundial
27 de dezembro, às 22h15
Os quatro cantos do mundo fazem agora parte da nossa história, ao entrarmos num período que, ao contrário de todos os outros, foi dominado por atos e personalidades de um pequeno grupo de líderes poderosos… os Titãs! Foi uma época em que Churchill, Roosevelt, Estaline, Hitler, Mussolini, Tojo e os seus líderes militares e (raramente) os seus opositores dominaram tanto a vida pública como diária. Algumas figuras periféricas ao jogo principal continuam a fazer parte da história: Eisenhower, é claro, o supremo comandante na Europa e o aspirante a Presidente, e menos notoriamente, um jovem de 26 anos, que estava a bordo do bombardeiro PT 109, afundado nas Ilhas Salomão em 1943… John F. Kennedy.
Um Mundo Novo
27 de dezembro, às 23h05
À medida que a guerra se aproxima do fim, alguns dos titãs começam a abandonar a cena… Roosevelt morreu, Churchill foi destituído do cargo, Mussolini foi assassinado por “partidários” e Hitler suicidou-se. Harry S. Truman, uma figura à margem, foi eleito para o cargo mais poderoso do mundo – Presidente dos EUA – e foi-lhe pedido para tomar uma decisão sobre uma nova arma terrível… Estaline instalou-se no poder de forma inequívoca, tendo preparado o cenário para 40 anos de Guerra Fria. A Índia conquistou a independência que Gandhi nunca teve oportunidade de testemunhar, visto ter sido assassinado antes. Mao Zedong dominou na guerra civil da China, ao declarar a República do Povo na Praça de Tiananmen. E tudo isto aproxima a nossa história de um final… mas nunca do fim.
Publicar comentário