Ginasiano abre audições para o Ensino Artístico Especializado de Dança
Estão abertas as inscrições para as Audições de entrada no Ensino Artístico Especializado de Dança do Ginasiano Escola Artística, que tem como destinatários os alunos que no ano letivo 2022-2023 frequentem o 2º, 3º Ciclo e Secundário. Tendo em conta o alívio das condicionantes impostas pela pandemia, as audições voltam a acontecer em regime 100% presencial.
De acordo com nota enviada às redações, a inscrição será feita através de formulário disponível em www.ginasiano.pt/audicoes
Na visão do Ginasiano, a atualidade reclama jovens bailarinos cada vez mais ágeis e versáteis, conciliando diferentes competências técnicas e académicas. Na estrutura do Ginasiano Escola de Dança, os diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao Secundário, contribuem para a formação de cidadãos com sensibilidade artística ou, especificamente, para a formação de cidadãos cujo futuro profissional resida na Dança – seja como intérprete, coreógrafo, docente ou profissional do espetáculo.
No atual meio artístico em que se reclama cada vez maior abrangência de competências profissionais e versatilidade técnico-artística, é essencial sensibilizar os jovens bailarinos para o universo cada vez mais amplo de possibilidades que uma formação em dança pode contemplar (performance, criação, produção, ciência, dança e comunidade, dança e educação,…).
A missão do Ginasiano “é promover a educação artística, garantindo a excelência da formação, tanto ao nível técnico-artístico quanto ao nível académico, mas também estabelecer pontes com o mundo profissional e com a comunidade em que se insere, com o objetivo de consolidar o desenvolvimento individual de cada um dos seus alunos. Constitui-se ainda como polo de cidadania empenhada através do seu projeto educativo mas também pela associação a outros projetos, nomeadamente de investigação aplicada”.
“Apoiar cada aluno no seu desenvolvimento através da dança, orientando-o na descoberta do seu projeto de vida e apostando numa formação artística transversal, que desperte processos de pesquisa informados e críticos a partir da curiosidade individual, no sentido de formar cidadãos autónomos, participativos e responsáveis”, assinala Fátima Ramos, diretora do Ginasiano, na mesma nota enviada às redações.
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