×

Canal Hollywood assinala Mês dos Óscares

Canal Hollywood assinala Mês dos Óscares

No mês dos Óscares, o Canal Hollywood presta homenagem ao mais importante evento do mundo da sétima arte com a exibição de sete filmes oscarizados pela Academia, para ver durante sete dias, com início a 21 de março, pelas 21h30, com “Vice”, seguindo-se “Três Cartazes à Beira da Estrada”, “O Primeiro Homem na Lua”, “O Último Rei da Escócia”, “12 Anos Escravo”, “Cisne Negro” e “Joker”.


“Vice”, um filme biográfico, escrito e realizado por Adam McKay (“O Repórter: A Lenda de Ron Burgundy”, “Filhos e Enteados”, “A Queda de Wall Street”) que se debruça sobre aquele que é considerado o mais poderoso vice-presidente da história dos EUA, marca o arranque deste especial a 21 de março, pelas 21h30.

Com Christian Bale no principal papel, “Vice” foi nomeado para oito Óscares, entre os quais Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Ator Principal (Bale, que conquistou o Globo de Ouro na mesma categoria) e Melhor Ator Secundário (Rockwell).

“Três Cartazes à Beira da Estrada” chega ao canal a 22 de março, pelas 21h30, para contar a história de uma mãe que desafia as autoridades locais a resolverem o caso da morte da sua filha, quando estas não conseguem encontrar o culpado. Trata-se de uma comédia negra escrita, produzida e realizada por Martin McDonagh (“Em Bruges”, “Sete Psicopatas”) nomeada para sete Óscares, tendo vencido os de Melhor Atriz Principal (Frances McDormand) e Melhor Ator Secundário (Sam Rockwell).

A 23 de março, pelas 21h30, o canal exibe “O Primeiro Homem na Lua”, um relato íntimo sobre a primeira missão tripulada à Lua, contada na perspetiva de Neil Armstrong, que conquistou o Óscar de melhores efeitos visuais. O filme retrata os triunfos e os sacrifícios de Armstrong, da sua família, companheiros e da própria nação, numa das missões mais perigosas da história da Humanidade.
“O Último Rei da Escócia” chega ao canal Hollywood a 24 de março, às 21h30, para dar a conhecer um jovem e ingénuo médico escocês que chega ao Uganda esperando aventura, romance e prestar ajuda médica, mas o que encontra é uma chocante viagem ao mais sombrio local do mundo: o coração humano.

Misturando ficção e realidade, o filme recria o Uganda em 1970, sob o jugo do ditador Idi Amin (Forrester Whitaker) e é um retrato tanto do psicótico e carismático governante que devastou o seu país, mas também de uma testemunha da história que encontra coragem para enfrentar a situação. Forrester Whitaker somou prémios para melhor ator com o papel do ditador: Óscar, Globo de Ouro, Prémio das Associações de Críticos de Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Florida, Boston.

A 25 de março, pelas 21h30, o canal exibe “12 Anos Escravo”, um filme dramático realizado por Steve McQueen (“Vergonha”, “Fome”), que procurou aprofundar a história da escravatura nos EUA e abordá-la a partir de factos verídicos. Tem como base as memórias do próprio Solomon Northup, que foi raptado e vendido como escravo em meados do século XIX. Recebeu sete nomeações para os Globos de Ouro e venceu o óscar para Melhor Filme, Melhor Atriz Secundária (Lupita Nyong’o) e Melhor Argumento Adaptado.

“Cisne Negro”, o thriller psicológico realizado por Darren Aronofsky (“A Vida não é um Sonho”, “O Último Capítulo” e “O Wrestler”), nomeado para cinco Óscares, que valeu a Natalie Portman a estatueta de melhor atriz, chega ao canal Hollwood a 26 de março, pelas 21h30.

Nina (Natalie Portman) pertence à companhia de Ballet de Nova Iorque e praticamente todos os dias da sua vida foram dedicados à dança. Erica (Barbara Hershey), sua mãe, é uma ex-bailarina cuja única obsessão é ver a sua filha triunfar e que, por essa razão, controla todos os seus movimentos. Quando Thomas Leroy (Vincent Cassel), o diretor artístico da companhia, decide substituir a intérprete principal no imortal “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, Nina aparece como uma das escolhas mais prováveis. Mas Lily (Mila Kunis), uma outra jovem em ascensão, revela algumas características essenciais ao papel que faltam a Nina. À medida que as duas raparigas se tornam cada vez mais próximas, a doce Nina começa a revelar o seu lado mais negro.

O especial encerra a 27 de março, pelas 21h30, com o sucesso cinematográfico “Joker”. Merecedor do Leão de Ouro na 76.ª edição do Festival de Veneza, este é um “thriller” dramático sobre a solidão, com realização de Todd Phillips (“Dias de Loucura”, saga “A Ressaca” ou “Os Traficantes”), segundo um argumento seu e de Scott Silver.

A dar vida a Joker, o emblemático vilão da DC Comics, está Joaquin Phoenix, vencedor do Óscar de Melhor Ator, pelo seu desempenho. Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Marc Maron, Bill Camp, Shea Whigham, Glenn Fleshler, Douglas Hodge, Brian Tyree Henry e Robert De Niro assumem as personagens secundárias.

Habituado ao desprezo, o comediante Arthur Fleck esforça-se por arrancar sorrisos aos poucos espectadores que lhe restam. Amargurado e emocionalmente desequilibrado, é obrigado a comparecer a reuniões periódicas com uma assistente social para avaliação psicológica. Um dia, após ter sido despedido, é barbaramente agredido. Nesse momento, a sua já ténue lucidez desintegra-se numa raiva descontrolada. É assim que, das profundezas da sua mente atormentada, surge o psicopata impiedoso que será conhecido pelo nome de Joker.

Publicar comentário