×

Exposição de Mariana Simão no Palácio Chiado

Exposição de Mariana Simão no Palácio Chiado

I need to start a garden é a nova exposição, da autoria da jovem artista Mariana Simão, inserida no projeto Modo M – com a curadoria de Matilde Corrêa Mendes, em parceria com o Palácio Chiado. Em exibição, até dia 31 de julho na Sala Quintela (Piso 1), esta é a quarta exposição deste projeto que visa divulgar artistas emergentes, colocando-os em diálogo com a arte clássica, que reveste as paredes deste palácio datado do século XVIII.

Depois de Joana Hamrol, Mariana Horgan e Amália Cardoso, chega agora a vez de Mariana Simão inaugurar uma exposição, onde nos recorda que a arte é solo fértil quando se quer florescer e germinar. Uma linguagem que assenta na busca pela clareza, ordem e certeza que só uma visão abstrata e intimista com a natureza pode proporcionar, conforme nos revela nota enviada às redações.

A exposição trata também de coragem – a rigidez dos contornos é assumida, os traços negros e ziguezagueantes são rápidos e assertivos; os planos sobrepõem-se, mas as cores não se misturam. Existe uma brutalidade sensível na sua obra, “uma imaterialidade percetível, uma ingenuidade poética que nos atrai”.

Refira-se que nesta exposição, Mariana Simão apresenta duas novas telas e quatro pinturas sobre papel.
Todas as composições apresentadas nesta exposição, expandem-se além dos limites da tela para as paredes circundantes, criando um diálogo com a arte mural que reveste as outras salas do Palácio Chiado.

Take my time to watch the flowers bloom é o título da maior tela apresentada na exposição, e consta ser a maior pintada até à data pela artista, não contando naturalmente com as suas gigantescas pinturas murais.

Autodidata, esta jovem artista, de 32 anos, admite sem preconceitos que a sua primeira experiência foi a pintar paredes, porém foi através de uma observação atenta da natureza que aprendeu a pintar. De destacar os projetos de arte mural como o Village Underground ou o seu mais recente mural a inaugurar em Santarém nas próximas comemorações do 25 de abril, e ainda a exposição apresentada em setembro de 2021 no Espaço Corrente.

De entrada livre, e até 31 de julho, “I need to start a garden” é uma exposição que revela a ousadia da linguagem pictórica de Mariana Simão.

Publicar comentário