×

Café de Ciência sobre exercício físico e prevenção de lesões

Café de Ciência sobre exercício físico e prevenção de lesões

Esta quinta-feira, 5 de maio, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, inteiramente dedicado à Saúde. Fernando Ribeiro e Mário Lopes, do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, são os convidados desta conversa que tem como título “Exercício e prevenção de lesões: na saúde e na doença, até que a morte os separe!”. Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro.

O risco de lesões em atletas é muito superior a profissões industriais consideradas de risco elevado. Um programa de prevenção de lesões desportivas reduz a sua incidência de 30 a 50% durante uma época desportiva. Mas serão estes programas utilizados de forma generalizada? Sabia que pessoas que não fazem exercício regular podem perder até 80% da sua força muscular até aos 65 anos? E que têm risco aumentado de desenvolver doença cardiovascular? E será que isto também se verifica a quem foi atleta?

De acordo com nota enviada às redações, neste Café de Ciência será assim abordada a importância da prática de exercício físico regular e da definição de programas de prevenção de lesões desportivas, bem como estudos de investigação que têm vindo a ser feitos na Escola Superior de Saúde da UA.

A conversa acontece em formato online e tem participação livre.

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto “Comunidades Saudáveis”, financiado pela Ciência Viva.

Publicar comentário